TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O DIREITO EMPRESARIAL

Por:   •  2/11/2022  •  Trabalho acadêmico  •  573 Palavras (3 Páginas)  •  75 Visualizações

Página 1 de 3

APS - DIREITO EMPRESARIAL APLICADO

OPÇÃO DE ATIVIDADE 1

Nome: Bruno Santos Masciel

RA:2383955

TURMA: A

Livro Responsabilidade Social Empresarial e Empesa Sustentável:

O livro em seu prólogo explica que com o surgimento das primeiras empresas teve como resuldado o início dos debates a respeito da responsabilidade social, porém, apenas em meados da década de 70 que eles se consagraram. Também apresenta alguns dos autores Henry Ford e Andrew Carnegie que iniciaram essa discussão. O primeiro capítulo trata da teoria da doação e também apresenta um artigo do economista americano Milton Friedman, cujo argumento é "Se uma empresa tem lucro dentro da lei, é porque produz um bem na sociedade ou serviços", ou seja produção (capital e emprego), gera renda para a sociedade e gera receita tributária para o governo, que deve ser usada para resolver os problemas sociais porque é feita para isso. . Ele condenou o uso de recursos da empresa para qualquer aplicação que não seja a geração de lucro.

Há dificuldades na implementação da responsabilidade social corporativa e há relativismo no pensamento e na compreensão. Mas Carroll, conhecido no movimento de responsabilidade social, encontrou algumas soluções. Ele publicou um artigo em 1979 que tem sido amplamente utilizado desde então e se tornou a base de muitos modelos de gestão. Ele define algumas dimensões da pirâmide.

A primeira é a responsabilidade econômica, o que significa que a empresa deve obter lucro, produzir bens ou prestar serviços dentro dos limites do vínculo previsto na lei. A segunda é a responsabilidade legal, quando ajustam o contrato social ficam sujeitos às normas e leis que o regulam. A terceira é a ética, no campo empresarial existem alguns comportamentos indispensáveis ​​que não podem ser alcançados por regras e leis. “Enquanto a responsabilidade legal se refere à expectativa de agir de acordo com a lei, a responsabilidade moral se refere à obrigação de fazer o que é certo e justo para evitar ou minimizar danos às pessoas.” (p.44) A quarta e última responsabilidade levantada é a Filantropia, que tem como foco a responsabilidade da empresa em promover o bem-estar humano, ou seja, desenvolver programas que beneficiem a sociedade.

Perante estas alegações, é compreensível que uma pessoa, seja uma pessoa singular ou uma pessoa colectiva, enquanto imagem de uma empresa impessoal, bem como um empresário individual, tenha vontade de constituir uma empresa, ou seja, quando surge uma emoção social , o que significa que existe um interesse económico . O livro apresenta algumas das críticas feitas por alguns escritores e também mostra a consciência de Carroll sobre as armadilhas de criar uma pirâmide para o assunto, o que pode ser totalmente acordado ao criar a pirâmide

A pirâmide é hierárquica, mas percebe-se que quando se trata de responsabilidades, principalmente nesse contexto, não há relação significativa entre as quatro responsabilidades, que devem ser todas respeitadas de forma igualitária.

Para que uma empresa seja considerada responsável, muitas pessoas e muita organização é  preciso estar envolvido. No entanto, os autores acrescentam que ainda existem questões relacionadas ao tema,  e não é uma coisa que não dá pra ser vista, todo mundo presta atenção nesse problema pela mídia. É difícil resolver esse problema 100%, porque depende das pessoas e tem ideias diferentes sobre temas diferentes. Algumas pessoas entendem isso como desnecessário, outras não acredite, isso não importa para os outros, mas esse tipo de responsabilidade social é de grande importância, e a ideia de ajudar muito não pode ser abandonada. Todos esses esforços não serão em vão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (35.4 Kb)   docx (8.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com