TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Desaparecimento das Abelhas

Por:   •  5/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  581 Palavras (3 Páginas)  •  295 Visualizações

Página 1 de 3

Documentário: Vanishing of the bee (2009)

Resenha:

O documentário nos trás uma situação que vem alarmando desde meados de 2006. Apicultores do Estados Unidos retrata um fenômeno inexplicável de dispersão e morte de abelhas e em questões de horas as suas colmeias estão vazias, restando apenas os ovos, as abelhas jovens e a rainha. De uma maneira intrigante em várias partes do mundo a apicultura ta sendo afetada por esse fato, no qual denominaram no EUA como DCC (desordem do colapso das abelhas).

O desaparecimento das abelhas é algo muito preocupante, já que elas são responsável por grande parte da polinização, auxiliam na produção de plantas floríferas e hoje são usadas em larga escalas para diversos produtos agrícolas, como um agente auxiliador no processo de desenvolvimento e produção com a produção em larga escala dessas colmeias.

Quando as abelhas não estão bem, é um sinal claro de que o meio ambiente não está bem. E os apicultores estão mostrando a grande preocupação por essa patologia que esta as afetando e quando buscaram respostas, observaram vários vírus, fungos e patógenos na colmeia. No entanto esses não eram os causadores da DCC, se observou que o disturbou parecia quando as abelhas entravam em contato com colheitas monocultoras de milho, arroz, algodão, no qual eram usados pesticidas sistemicos.

Após pesquisas minuciosas com as abelhas, percebeu que estava ocorrendo uma mudança genética. Elas entravam em contato com os pesticidas e se intoxicavam, e os ovos seguintes eclodem com a genética modificada, e trastornadas.

Em países como França e Inglaterra quando se observou a real causa do DCC, os apicultores exigiu do governo as medidas necessárias pois se há prejuízo para as abelhas, essas substancias sistêmicas poderiam prejudicar em uma escala maior posteriormente todo o meio ambiente e foram suspensas. No entanto no EUA isso ainda não aconteceu, em um sistema em que o avaliador das substancia é a própria produtor, se torna um tanto complexo a própria Empresar constatar que o seu próprio produtor tem que ser banindo, de um modo irônico esse é o sistema empregado nos Estados Unidos.

E enquanto não há ações mais efetivas para evitar a contaminação , a população acabou optando por criar hortas, jardins e abelhas orgânicas. Por meio de campanhas nas mídias, na internet e no cinema, como o filme Bee Movie (2007), uma animação da Paramount Pictures que ilustra a importância das abelhas e como seria um mundo sem a sua existência.

Pois antes de produções com lucros exorbitantes, sistemas de pesticidas que trás grande prejuízo ao meio ambiente e ao consumidos, é necessário pensar no bem estar do meio e do ser humano, e isso é o que esta sendo esquecido pelas grandes empresas e agentes fiscalizadores. Não só nos EUA mas como também no Brasil no qual é o maior consumidor de agrotóxicos e que utilizar de substancias proibidas no EUA, Europa e outras partes do globo.

Referência:

http://www.cartacapital.com.br/sustentabilidade/brasil-ainda-usa-agrotoxicos-ja-proibidos-em-outros-paises-9823.html

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (57.3 Kb)   docx (9.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com