TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha As Abelhas E As Formigas

Ensaios: Resenha As Abelhas E As Formigas. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/10/2013  •  286 Palavras (2 Páginas)  •  1.683 Visualizações

Página 1 de 2

Faculdades Integradas do Tapajós – FIT

Bacharelado em Serviço Social

Turma SSN-4 Roxo

Professora: Édem Tavares

Aluna: Vanessi Brandão

A Sociedade das abelhas e das formigas – Resenha

No texto “A Sociedade das abelhas e das formigas”, o autor Renato Janine Ribeiro, toma por base um texto do autor Jean Paul Sartre e faz uma comparação entre as muitas formas de sociedade humanas e animais, tratando, em especial, da organização das mesmas.

O enfoque do texto está na organização social das abelhas e das formigas por serem consideradas pelo autor, sociedades quase perfeitas e expressar a grande vontade do ser humano em viver numa sociedade organizada e harmônica. A corrente Funcionalista de Émile Durkheim, baseou-se nesse tipo de sociedade e tentou fazer com que funcionasse, mas não previu que não daria certo por um simples fato: O conflito humano.

O ser humano é dotado da capacidade de raciocinar e, com isso, questionar. Mesmo na Idade Média, quando os homens eram “controlados pela Igreja Católica e tolidos de sua liberdade de expressão, não conseguiam sucumbir tal desejo, gerando assim os conflitos e tendo que ser calados pela Inquisição. Ainda sim, isto acontecia pelo simples fato de que se tentava ter e manter a organização social.

Sabe-se que este tipo de organização é, em parte, utópica. Não há como ter algo imutável em se tratando de sociedade, pois a sociedade é composta por pessoas e as pessoas mudam a cada segundo. Algumas estruturas sociais animais são perfeitas porque cada um tem o seu papel e isso não fere ninguém em nada. Para as abelhas e formigas, operário é operário, rei é rei e pronto! Para os humanos, a diferença é exatamente esta: operário vai sempre querer ser rei e rei nunca vai querer ser operário!

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com