TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O ESPETÁCULO DA MISCIGENAÇÃO

Por:   •  7/1/2019  •  Trabalho acadêmico  •  744 Palavras (3 Páginas)  •  273 Visualizações

Página 1 de 3

 [pic 1]

UNIVERSIDADE DA INTEGRAÇÃO INTERNACIONAL DA LUSOFONIA

AFRO-BRASILEIRA

 SOCIOLOGIA

SOCIOLOGIA DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAS    

DOCENTE:  Dra. Danielle Ellery Mourão    

DISCENTES: Abibatu Djalo e Emílio dos Santos Fernandes Júnior

2ª AVALIAÇÃO

 O que Lília Moritz Schwarcz define como o “Espetáculo da Miscigenação”, sobretudo do ponto de vista da construção dos discursos acadêmicos e institucionais dentro e fora do Brasil sobre os conceitos de raça e miscigenação?

Acarape/ outubro

 2018

O que professora Lilia Moritz Schwarcz, definiu como “Espetáculo da Miscigenação” é a formação do povo brasileiro através da miscigenação das raças, ou seja, que se encontrava na mistura de três raças (índio – nativo; branco - colonizador e o negro – escravizado), pois, esses encontros de três raças para Schwarcz significa, um grande laboratório racial, onde ela vai estudar, como por exemplo, os arquivos dos principais museus etnográficos no Brasil no final do século XIX e o início do século XX, analisar a produção cientifica e revistas cientificas dos institutos históricos geográficos,  nas faculdades de direitos e também, nas faculdades de  medicina. Pois, são nesses espaços, que aí transita a intelectualidade brasileira, que vai importar as principais teorias raciais, que vão dar a legitimidade da superioridade da raça branca e a subjugação da raça negra na sociedade brasileira. Porém, tudo isso é vista, naquela época como uma política de racialização. Certamente, são questões que eram muitos debatidos na época dentro das academias brasileiras sobre as questões raciais, ora como o tema de análise, ora como objetivo de preocupação.  

Além disso, é importante salientar que, de fato, muitos discursos acadêmicos e institucionais sobre os conceitos de raça e miscigenação no Brasil, são discursos importados de um certo conjunto de teorias cientificas que nas maiorias delas europeus. Os intelectuais ou elites brasileiras vão importar umas das boas partes dessas teorias eugenistas, como por exemplo, pensar na eugenia em povos não misturados e pensar na eugenia em povos misturados, que nós podemos chamar de laboratório racial. No entanto, essa teoria vai criar uma hierarquização racial e legitimar de modo cientifico a superioridade dos brancos e a inferioridade dos negros. Pois, ela foi colocada em prática pela política de branqueamento. Porque de fato, eles   acreditavam que a miscigenação era uma degeneração das raças e que traria consequências ruins para a evolução da espécie humana, por isso, é importante branquear a população brasileira para que as próximas gerações fossem todas brancas. Razão disso, mostra que, o mestiço é aquele que representa o grande perigo de degeneração das raças e degeneração da própria sociedade brasileira. Os teóricos racistas brasileiros lutaram contra a misturas das raças no Brasil, porque para eles a misturas das raças seria uma grande entreve para o desenvolvimento e ao progresso do Brasil. Por outro lado, é importante afirmar que, o Brasil é um pais que combina perversamente a inclusão cultural com exclusão social.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (104.5 Kb)   docx (44.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com