TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O HOMEM DE VOCAÇÃO POLÍTICA

Artigos Científicos: O HOMEM DE VOCAÇÃO POLÍTICA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/5/2014  •  1.525 Palavras (7 Páginas)  •  251 Visualizações

Página 1 de 7

SUMÁRIO

Introdução..........................................................................................................04

O homem de vocação política...........................................................................05

A Política e a Comunidade...............................................................................06

Considerações finais..........................................................................................09

Referências Bibliográfica...................................................................................10

INTRODUÇÃO

O trabalho apresentado tem como tema gerador “O Homem de Vocação Política”. O texto a seguir tem como objetivo nos fazer entender ou refletir sobre as diversas atitudes do homem público. Para entendermos o que é política, começamos a perguntar através de conversas informais, qual a visão de cada uma dessas pessoas em relação à política. “Algumas responderam que “política é desonestidade”, “corrupção”, “não gosto de falar de política”, “todo o político é corrupto”, “o país precisa da política para colocar em prática os nossos impostos”, “é um meio de governar o país”, e muitas outras respostas parecidas com estas.

Para se começar a falar sobre política, é imprescindível saber o seu significado. Portanto, política denomina arte ou ciência da organização, direção e administração de nações ou estados; aplicação desta arte aos negócios internos da nação (política interna) ou aos negócios externos (política externa).nos regimes democráticos, à ciência política é a atividade dos cidadãos que se ocupam dos assuntos públicos com seu voto ou com sua militância. a palavra tem origem nos tempos em que os gregos estavam organizados em cidade-estado chamadas "polis", nome do qual se derivaram palavras como "politiké" (política em geral) e "politikós" (dos cidadãos, pertencente aos cidadãos)[1].então, pode-se ligar política à ciência da negociação, podendo ocorrer entre nações, chamando-se política externa; dentro do país, estado ou cidade, que se denomina política interna, mas sabe-se que além dessas, existem muitas outras denominações e formas de política.

Temos conhecimento que Política é a arte de governar, é o uso de poder para defender seus direitos de cidadania, sendo assim, faz parte do nosso universo querendo ou não, ela está presente em nosso meio, determinando o nosso presente e futuro.

O homem de vocação política

Ao analisarmos o conceito do termo política, encontramos o seguinte esclarecimento:

O termo política é derivado do grego antigo πολιτεία (politeía), que indicava todos os procedimentos relativos à pólis, ou cidade-Estado. Por extensão, poderia significar tanto cidade-Estado quanto sociedade, comunidade, coletividade e outras definições referentes à vida urbana (MICHAELIS, 2009).

Enquanto pilares para o desenvolvimento da democracia, a política configura-se como o caminho onde ocorre a “arte de dirigir as relações entre os Estados; [...]” (BUENO, 2007). Ou deveria ser! Pois, é a partir dela que os indivíduos tomam consciência de seus direitos e buscam lutar para que eles se efetivem em forma de leis.

Ao optarem pela vida política os indivíduos precisavam tomar ciência das três qualidades que determinam o homem político, que segundo Weber (2000, pag.105) são: a paixão – quando trabalham movidos por uma causa; a responsabilidade – diante tal causa; e o senso de proporção (ou senso de realidade) – qualidade psicológica fundamental, na qual auxilia a agir com sabedoria e desenvoltura.

Inclusive, de acordo com o mesmo autor, existem dois pecados (mortais) que o homem político precisa evitar que seriam não defender causa alguma e não ter sentimento de responsabilidade. (WEBER, 2000).

Faz-se necessário abordarmos a conceitualização de outro termo relacionado à temática: trata-se da ética política. Para Weber (2000), ética política não deve significar justificativa perante a própria consciência ou utilizada com a preocupação da culpabilidade do passado. Por que este tipo de ética impede o individuo de ter razão, impedindo-o de ver quais os interesses que estão por traz desta ou daquela atitude.

A ética da qual nos mencionamos precisa ser aquela pautada à moral:

A ética (palavra originada do grego ethos, através do latim) é um campo de reflexões filosóficas que busca conhecer as relações entre os seres humanos e seu modo de ser e pensar (MICHAELIS, 2009). Assim, teremos um homem de vocação política ético. Ou seja, um homem político deve ter acima de tudo vocação e ética para saber lidar com a política de forma que a população o aceite de maneira positiva. Coisa que se torna muito rara nos tempos de altas corrupções e politicagem.

Política é uma das palavras mais debatidas do mundo, acompanhada de outras que são praticamente indispensáveis do cotidiano humano, como religião, ciência, filosofia de vida e até futebol.

Para se ter uma análise sobre o tema “política”, deve-se sempre observar as diferentes opiniões e contextos de diferentes meios. Mas sabe-se também que cada cidadão tem seu próprio conceito sobre o tema.

Cada país, continente, região tem sua política definida, até dentro da sala de aula. Por isso há tanta divergência, pelas diferentes políticas existentes.

A Política e a Comunidade

A política é um assunto que gera diferentes opiniões, principalmente quando a pergunta é: “Você gosta ou não gosta de política?”. Abaixo analisemos um resultado obtido através de conversas com 10 populares no distrito de Nova Londrina. Vejamos o que a maioria dessas pessoas diz sobre gostar ou não gostar do assunto. Por estes dados, vê-se que a maioria dos que foram entrevistados, diz gostar de política, tendo 60% das opiniões. Apenas 30% disseram não gostar e 10% não souberam responder.

Noto que muitos vinculam política apenas às eleições e a questão dos políticos serem corruptos. Isso demonstra que nem todo mundo sabe exatamente o que é política,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com