TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR VI

Por:   •  8/5/2022  •  Monografia  •  2.177 Palavras (9 Páginas)  •  96 Visualizações

Página 1 de 9

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR VI

J & A Transporte E Logística

Nome do(a) Estudante – RA: XXXXX

JAGUARIUNA

2022

UNIVERSIDADE PAULISTA

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM

LOGÍSTICA

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR VI

J & A Transporte E Logística

Trabalho Interdisciplinar do Projeto Integrado Multidisciplinar, apresentado como exigência parcial para conclusão do 5º Bimestre do Curso Superior de Tecnologia em Logística, da Universidade Paulista – UNIP.

JAGUARIUNA

2022

RESUMO

A logística é o processo de execução dos procedimentos que envolvem transporte e armazenamento de matéria-prima e produtos dentro de uma organização. Nesta perspectiva, este Trabalho Interdisciplinar do Projeto Integrado Multidisciplinar (PIM VI) tem por objetivo relacionar os conteúdos apreendidos nas disciplinas de “Plano de Negócios”, “Tecnologia para Planejamento e Operações Logísticas” e “Ética e Legislação: Trabalhista e Empresarial”, do curso de Logística da Universidade Paulista, com as observações e pesquisas realizadas acerca da empresa J & A Transporte E Logística. Para tanto, foi utilizada a metodologia de pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e o estudo de caso, a fim de construir um quadro conceitual acerca das temáticas e aplicar a teoria apreendida ao longo do curso à realidade de uma empresa. Como resultado, foi possível perceber diferentes conceitos das disciplinas na vida cotidiana de uma empresa do ramo de logística que, apesar de ser uma microempresa, contribui significativamente para o desenvolvimento da cidade de Jaguariúna e para a organização dos processos logísticos. Portanto, o processo de pesquisa realizado ao longo deste Trabalho Interdisciplinar contribuiu de forma significativa para o profissional de logística, especialmente por permitir o estabelecimento de relações entre a teoria e prática.

PALAVRAS-CHAVE: Logística. Microempresa. J & A Transporte E Logística.

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 5

2 SUMÁRIO EXECUTIVO 6

3 DESCRIÇÃO DA EMPRESA 6

4 PRODUTOS E SERVIÇOS 7

5 ANÁLISE DA ESTRATÉGIA 7

6 PLANO DE MARKETING 8

7 TECNOLOGIAS APLICADAS À LOGÍSTICA 9

8 ÉTICA E LEGISLAÇÃO TRABALHISTA E EMPRESARIAL 10

9 CONSIDERAÇÕES FINAIS 10

10 REFERÊNCIAS 11

1 INTRODUÇÃO

Esta pesquisa apresenta os resultados da elaboração do Projeto Integrado Multidisciplinar (PIM VI), realizado durante o Curso Superior de Tecnologia em Logística, da Universidade Paulista – UNIP, apresentando de que forma os conceitos das disciplinas “Plano de Negócios”, “Tecnologia para Planejamento e Operações Logísticas” e “Ética e Legislação: Trabalhista e Empresarial”, contribuem para o entendimento do estudo de caso realizado na Microempresa J & A Transporte E Logística.

Neste sentido, o objetivo da pesquisa realizada é desenvolver um serviço para a J & A Transporte E Logística, no sentido de aumentar a sua importância e participação no mercado logístico da cidade de Jaguariúna/SP. Como objetivos específicos, elencamos a necessidade de desenvolver um plano de negócios para apresentar a proposta de implementação de um novo serviço na referida empresa, de modo a compreender as dificuldades do processo e suas etapas necessárias para execução e avaliação do plano de negócios.

Assim, esta pesquisa se justifica por proporcionar aos estudantes a experiência de conhecer melhor a lógica de funcionamento de uma microempresa em uma cidade do interior de São Paulo e como acontecem os processos logísticos que integram sua organização cotidiana. Com base nos procedimentos realizados durante a pesquisa, pretendemos analisar as características, as práticas e as decisões de um profissional da área de logística sob os constantes desafios existentes em uma organização, propondo a aplicabilidade dos conhecimentos teóricos, técnicos e práticos que envolvem a logística.

Para tanto, a metodologia de pesquisa utilizada no trabalho é pautada nos procedimentos da pesquisa bibliográfica, da pesquisa documental e do estudo de caso, que auxiliaram no processo de construção da fundamentação teórica e da aplicação dos conceitos no caso da J & A Transporte E Logística.

2 SUMÁRIO EXECUTIVO

Este Plano de Negócios tem por objetivo descrever o formato organizacional da J & A Transporte E Logística e apresentar a implementação de um novo serviço, tendo por finalidade a otimização dos processos logísticos que envolvem a organização, por meio da gestão da qualidade e análise de sua estrutura organizacional.

Diferentes aspectos da organização foram analisados, como por exemplo: seus dados contábeis e outros aspectos fundamentais sobre a relação estabelecida entre a microempresa e o consumidor final, bem como a apresentação de dados estatísticos e comparativos, tendo em vistas a demonstração da funcionalidade de logística diariamente aplicada na empresa.

O Plano de Negócios tem por objetivo estruturar o planejamento das implementações que serão realizadas em uma organização, por esta razão é de suma

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.2 Kb)   pdf (62.1 Kb)   docx (15.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com