TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Papel De Professores E Alunos No Ensino A Distancia

Artigo: O Papel De Professores E Alunos No Ensino A Distancia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/5/2014  •  379 Palavras (2 Páginas)  •  480 Visualizações

Página 1 de 2

O Papel de Professores e Alunos no Ensino a Distancia

A educação a distancia proporciona conhecimento de cursos em ambientes virtuais de aprendizagem através de tecnologia de informação e comunicação, priorizando a auto-aprendizagem. Apesar de haver uma separação entre aluno e professor, este deve ser um orientador constante das atividades e moderador de ensino.

O estudo individualizado é característica dessa modalidade, através de material organizado. No entanto, o papel do professor é de suma importância, pois este será um mediador e criador de situações que satisfaçam as necessidades doa alunos. Cabe ao professor elaborar os materiais didáticos, selecionar conteúdos para que se possa traçar um perfil de aprendizagem para os alunos.

A educação a distancia necessita de treinamento quanto à tecnologia para que a essa informação seja distribuída em forma de conteúdo e comunicação. Entra aqui um importante papel do aluno de se manter atualizado com as plataformas de ensino, e na interação com outros alunos através de fóruns e discussões, blogs e demais ferramentas oferecidas, bem como questionamentos com professores. Além de seguir as rotinas de estudo o aluno deverá complementar e sugerir novas discussões para aprofundamento da educação.

Para professores e alunos ter comprometimento e responsabilidade no ensino a distancia é essencial, para que se valorize ainda mais essa nova modalidade que é o ensino a distancia.

EAD-ESQUEMA

A educação a distancia (EAD) consolidou-se como uma modalidade de ensino amplamente utilizada na oferta de cursos em diversas áreas. Esse sistema possibilita a auto-aprendizagem aos alunos através de recursos dos ambientes virtuais e de outras ferramentas de comunicação como a internet.

O sistema de ensino EAD oferece duas modalidades de aprendizagem: as presenciais e semipresenciais. Essas modalidades baseiam-se nos modelos instrucionais utilizando-se da informática para transmitir conhecimento localizado ao aluno. No entanto, a educação a distancia necessita de treinamento quanto à tecnologia para que a essa informação seja distribuída em forma de conteúdo e comunicação.

O estudo individualizado é característica dessa modalidade de ensino, através de material organizado e suporte de professores, o aluno busca o auto-aprendizado. Apesar de haver uma separação entre aluno e professor, este deve ser um orientador constante das atividades e moderador de ensino.

Assim, educação a distancia proporciona conhecimento de cursos em ambientes virtuais de aprendizagem através de tecnologia de informação e comunicação, priorizando a auto-aprendizagem do aluno.

FRANCINALDO CASTRO SOUSA DA SILVA

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com