TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Que há De Science No Chico Science?

Exames: O Que há De Science No Chico Science?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/10/2013  •  3.813 Palavras (16 Páginas)  •  245 Visualizações

Página 1 de 16

O que há de Science no Chico Science?

What is about Science in Chico Science?

RESUMO

O presente estudo busca argumentar na defesa do uso de elementos do músico pernambucano Chico Science na promoção de um Ensino de Ciências parametrizado pelos pressupostos da CTS. Busca-se ainda uma articulação interdisciplinar mediada pela obra do referido artista, que possa aproximar a EC das disciplinas artísticas, oferecendo, a partir de disciplinas científicas, um fortalecimento da educação estética dos estudantes. Foi realizado um estudo exploratório de documentos e letras de músicas, dos quais foram selecionados excertos nos quais elementos ligados à questões científicas e tecnológicas estiveram presentes. Dentre os trechos encontrados observou-se a marcante presença de questões relacionadas à degradação ambiental e uma visão crítica da noção de progresso que permeia os recentes processos históricos da constituição da cidade de Recife. Deste modo, argumenta-se pela pertinência da obra de Chico Science para um EC contextualizado, interdisciplinar e transformador.

PALAVRAS-CHAVE: CTS, lúdico, música, Chico Science, educação estética

ABSTRACT

This study seeks to argue in defense of the use of elements of brazilian musician Chico Science, borned in Pernambuco, in promoting Science Teaching parameterized by the assumptions of CTS. Search is also mediated by a joint interdisciplinary work of this artist, that can approach the EC of artistic disciplines, offering, from scientific disciplines, a strengthening of the aesthetic education of students. We conducted an exploratory study of documents and lyrics, excerpts of which were selected in which elements related to science and technology issues were present. Among the passages found there was a strong presence of issues related to environmental degradation and a critical view of the notion of progress that permeates the recent historical processes of the constitution of the city of Recife. Thus, it argues for the relevance of the work of Chico Science for EC contextualized, interdisciplinary and transformative.

KEYWORDS: CTS, playful, music, Chico Science, esthetic education

O que há de Science no Chico Science?

Introdução

O presente artigo pretende argumentar pela pertinência do uso, enquanto recurso didático para o Ensino de Ciências – por seu conteúdo, versatilidade e adequação – de elementos (trechos de letras, manifestos, etc.) do conjunto da obra do falecido cantor e compositor pernambucano Francisco de Assis França, artisticamente conhecido como Chico Science (1966-97). De modo secundário, pretende-se incluir, neste estudo, obras de outros autores que, juntamente com ele, iniciaram o movimento denominado manguebeat (ZERO QUATRO, 1992). Acredita-se que diversos elementos da referida obra se coadunem com os mais modernos postulados de uma educação contextualizada e crítica, segundo os pressuspostos teóricos que orientam uma educação científica e tecnológica parametrizada pela compreensão teórica conhecida como Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS).

O conjunto da obra de Chico Science, em particular, e outros elementos do movimento manguebeat, conforme será discutido neste artigo, contribuem para a politização das relações entre ciência-tecnologia-sociedade, tal qual, desde o seu nascedouro, nas décadas de 1960-70, propõe o movimento CTS, conforme asseveram Auler e Delizoicov (1999). O questionamento da gestão tecnocrática de assuntos sociais, políticos e econômicos, igualmente assinalado por estes autores e atribuído ao ideário CTS constitui elemento presente no manifesto “Caranguejos com cérebro”, marco inicial do manguebeat (ZERO QUATRO, 1992) e que critica o desenvolvimentismo recifense, produtor das patologias ambientais que contribuíram para a degradação dos mangues da capital pernambucana.

A preocupação ambiental, onipresente na obra de Chico Science, aproxima o cantor e compositor pernambucano de outra vertente, denominada Ciência-Tecnologia-Sociedade-Ambiente (CTSA). Fazendo menção a este movimento e descrevendo uma experiência envolvendo o uso da música no EC, Silva e Oliveira (2008) afirmam:

Nesses termos, uma das características da educação científica, ou mais especificamente do ensino em CTSA, é propor um trabalho no sentido de despertar no indivíduo uma visão crítica da atual situação ambiental decorrente do uso da ciência e tecnologia, que afetam as sociedades. Daí a importância de trabalhar o conteúdo ecologia por meio de letras de músicas que despertem esse olhar crítico para as ações humanas (SILVA E OLIVEIRA, 2008, p. 5).

Esta politização das questões envolvendo CTS é necessária num cenário em que há evidentes problemas de compreensão, entre estudantes de distintos níveis de ensino, sobre a relação entre os elementos desta tríade. Neste sentido, Auler e Delizoicov (2003) apresentam uma síntese de diversos artigos produzidos por Acevedo (1995, 1996 e 2001), na qual, o autor aponta alguns problemas na compreensão de estudantes (até mesmo de licenciandos), sobre tais relações. Dentre estes, são referidas percepções nas quais a tecnologia é compreendida como uma dimensão inferior à ciência, algumas vezes encarada como mera aplicação desta ou a aplicação prática da própria ciência. Além disso, segundo este autor, tais estudantes endossam uma visão tecnocrática de ciência.

Entrementes, mais do que a adequação teórica de elementos da obra de Chico Science aos fundamentos da educação científica e tecnológica contemporânea, o emprego de elementos artísticos em disciplinas que abordam tal temática contribui para enriquecer a educação estética escolar, frequentemente compreendida, de modo equivocado, como restrita à disciplina de Artes e/ou Filosofia.

Ao defender a importância do conhecimento da arte na educação básica, os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio – PCNEM referem-se à importância da apropriação, pelos estudantes, dos saberes culturais e estéticos inseridos nas práticas de produção e apreciação artísticas, consideradas, segundo o documento, fundamentais para a formação e o desempenho social do cidadão (BRASIL, 2002, p. 169).

O referido documento refere-se, particularmente, as artes como parceiras das disciplinas trabalhadas na área Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, além das demais áreas do conhecimento presentes no Ensino Médio. Diz, entre outras coisas, que:

sem perder a clareza

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com