TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Realismo Aristotelico

Casos: O Realismo Aristotelico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/4/2014  •  430 Palavras (2 Páginas)  •  208 Visualizações

Página 1 de 2

O realismo aristotélico

O realismo aristotélico foi apresentado na Grécia, como uma reação ao discurso dos sofistas e também como uma tentativa de oposição dos pensamentos de Parmênides e Heráclito. No entanto, o primeiro negava a realidade do movimento e da mudança e o segundo afirmava que toda a permanência e estabilidade resultavam de precário equilíbrio entre forças opostas.

Aristóteles defende a possibilidade de uma ciência sobre o real concreto. Através disso, afirma que é possível conhecer o que era real concreto e mutável por meio de definições e conceitos que permanecem inalterados. Para que isso aconteça, é preciso estabelecer o que importa ser conhecido acerca do ser, distinguindo-o daquilo que pode ser deixado de lado, sendo ocasional, fatual ou acidental. Ele considera o Universo como um todo ordenado segundo leis constantes e imutáveis. Essa ordem imutável e eterna rege com os fenômenos da natureza e com a ordem política, moral e estética.

A filosofia segundo Aristóteles, implica no abandono do senso comum e o despertar da consciência crítica, que tinha a função libertadora para o homem. O abandono do senso comum se dava em virtude do espanto que originava o filosofar. Pois, quando um homem percebia uma dificuldade e se espantava, era como se ele reconhecesse a própria ignorância. Então, foi por escapar da ignorância que os primeiros filósofos se dedicaram a filosofar.

Desde a mocidade Aristóteles rejeita a Teoria das Idéias de Platão, justificando que ela não explica o movimento dos entes matérias, ordenado e harmonioso, criou então mais dificuldades pra entendê-las. Para ele as Idéias não trazem a causa de nenhum movimento e de nenhuma mudança.

Através da ciência foi necessário distinguir a filosofia da opinião. A garantia de um saber verdadeiro estava na possibilidade de sua demonstração a partir de um outro conhecimento já demonstrado como verdadeiro. Esse processo foi levado ao infinito, impossibilitando a ciência, na qual, o homem não pod

Clique e veja o trabalho completo

Cadastre-se

e perceber algumas verdades.

Segundo o pensamento aristotélico, o homem que tivesse o conhecimento mais perfeito, em qualquer gênero que fosse, deveria ser aquele que estava mais apto a enunciar os princípios mais firmes do objeto em questão. Por conseguinte, aquele que conhece os seres enquanto seres, deveria ser capaz de estabelecer os princípios mais firmes de todos os seres. O filosofo era o princípio mais firme de todos, era aquele que era impossível de ser enganado. Era necessário então, que um tal princípio fosse ao mesmo tempo o mais conhecido de todos os princípios e incondicionado, pois um princípio tinha que conhecer e compreender todo ser, qualquer que fosse, não podia depender de outro princípio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com