TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O SERVIÇO SOCIAL E SUA PRÁTICA PERANTE AS POLÍTICAS SOCIAIS

Artigos Científicos: O SERVIÇO SOCIAL E SUA PRÁTICA PERANTE AS POLÍTICAS SOCIAIS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/3/2015  •  3.074 Palavras (13 Páginas)  •  271 Visualizações

Página 1 de 13

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

PÓLO - PAU DOS FERROS / RN

DISCIPLINA: FUNDAMENTOS DAS POLÍTICAS SOCIAIS

PROFESSORA EAD: MA. EDILENE XAVIER

TUTORA PRESENCIAL: RENATA DE SOUZA CASTRO

ANTONIO ARIKLENES DA SILVA TORRES RA:427003

ANTONIA TAYS SANTIAGO DE SENA FERNANDES RA:417662

MARINA BEZERRA DE ARAÚJO RA: 417394

MAYARA LOURENA MAIA COSTA RA: 430847

O SERVIÇO SOCIAL E SUA PRÁTICA PERANTE AS POLÍTICAS SOCIAIS

PAU DOS FERROS/RN

ANTONIO ARIKLENES DA SILVA TORRES RA: 427003

ANTONIA TAYS SANTIAGO DE SENA FERNANDES RA: 417662

MARINA BEZERRA DE ARAÚJO RA: 417394

MAYARA LOURENA MAIA COSTA RA: 430847

Trabalho apresentado em cumprimento às exigências da disciplina de Fundamentos das Políticas Sociais do curso de Serviço Social do 4º Período.

O SERVIÇO SOCIAL E SUA PRÁTICA PERANTE AS POLÍTICAS SOCIAIS

PAU DOS FERROS – RN

RESUMO

Sabe-se que a Assistência Social Pública está cada vez mais ativa na atual sociedade. O Serviço Social já evoluiu bastante desde sua origem. Suas ações são indispensáveis para a evolução da sociedade, assim como a valorizações dos menos beneficiados. O Assistente social precisa de condições dignas e adequadas para trabalhar, independente da área atuada.

Palavras-chave: Assistência Social, prática, políticas públicas.

ABSTRACT

It is known that the Public Welfare is increasingly active in the current society. Social services have evolved significantly since their origin. Their actions are indispensable to evolucação society, as well as the valorizaçãos benefited less. The Social Worker needs of decent and appropriate to work independently actuated area.

1. INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como objetivo analisar a percepção do assistente social perante as políticas sociais, com o intuito de mostrar os diferentes modos de atuaçãodo profissional de serviço social em diversas áreas. Tendo como base de estudo o filme GANDHI, pode-se perceber suas principais característica e estabelecer um paralelo entre o enfoque do filme com a realidade que envolve o social no Brasil. Em seguida foi de suma importância aprofundar os estudos no Art. 6º da Constituição Federal que trata dos direitos do cidadão, possibilitando-nos identificar direitos sociais de cidadania e seus conceitos fundamentais do estado de direito, fazendo-se entender os desafios que persiste na atualidade, e o que mudou na assistência social após a constituição de 1988, onde ênfase destacou alguns aspectos, sobre assistência da proteção social na atualidade.

2-O SERVIÇO SOCIAL E A POLÍTICA

O surgimento do Serviço Social, sobre a evolução do Serviço Social ao logo dos anos e suas principais tendências no mercado de trabalho. Assim sendo, o serviço social surge como uma disciplina de intervenção que leva origem nos princípios do século XX nos EUA e nos anos 30 na América Latina e no Brasil. Na 2ª metade do século XIX emergem as condições para o aparecimento do serviço social sobre o impacto da Revolução Industrial Francesa. Surge a “questão social”, esta surge quando se começa a falar doproblema, começando a existir também preocupação com estes aspectos. Contudo não se coloca de imediato nesta relação, pois as conexões genéticas do Serviço Social profissional não se entretecem com a “questão social”, mas com suas peculiaridades no âmbito da sociedade burguesa fundada na organização monopólica.

Com o passar dos anos e apesar de muitas mentalidades ainda continuarem a pensar assim já existiu muitas mudanças no Serviço Social, houve uma evolução no mundo ao longo dos tempos, existindo novas coisas, novas mentalidades, existindo assim urgência em encontrar novas soluções, criar novas estratégias, projetos e programas para dar resposta as novas “questões sociais”, trazendo assim novos desafios para o Serviço Social que anos atrás não existiam. E com isto chegamos ao tema deste papel o Serviço Social nos dias de hoje.

“O trabalho do assistente social” pode produzir resultados concretos nas condições materiais, sociais e culturais da vida de seus usuários, em seu acesso e usufruto de políticas sociais, programas, serviços, recursos e bens, em seus comportamentos, valores, seu modo de viver e de pensar, suas formas de luta e organização, suas práticas de resistência. (YASBEK, 2002, p. 180)

Pensar as competências e as atividades privativas requer que o Assistente Social analise as mudanças que vem ocorrendo na realidade social que incidem nas relações de trabalho estabelecidas pelo mesmo. Com isso a necessidade do projeto ético-político ser entendido como uma referência para o exercício profissional do Assistente Social.

No que tange a política o termo política é muito abrangente e esta, em geral, relacionado com aquilo que diz respeito ao espaço público. O sistema político é uma forma de governo que engloba instituições políticas para governar uma nação. Visando um conjunto dos fenômenos e das praticas relativos ao estado ou uma sociedade.

A politica visa o bem estar do cidadão uma ciência, uma arte de governar de forma democrata representada de forma democrata pelo estado poder publico.

A política Social, com a transição do Liberalismoe WalfareStatese deu a origem da existência de políticas sociais, que pode ser considerada como um fenômeno associado a constituição da sociedade burguesa, ou ao modo capitalista

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.1 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com