TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Significado Do Balanço Patrimonial E Demonstraçaoes Do Resultado Do Exercicio

Pesquisas Acadêmicas: O Significado Do Balanço Patrimonial E Demonstraçaoes Do Resultado Do Exercicio. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/6/2013  •  301 Palavras (2 Páginas)  •  744 Visualizações

Página 1 de 2

O SIGNIFICADO DO BALANÇO PATRIMONIAL E DEMONSTRAÇAO DO RESULTADO DO EXERCICIO

O significado de balanço patrimonial é abordado como um demonstrativo contábil que serve para evidenciar de forma equacional os valores específicos dos bens, direitos e obrigações e a situação liquida da entidade, e a demonstração do resultado do exercício e visto como a apresentação dos saldos das contas de receitas e despesas, e tem como objetivo principal apresentar de forma vertical e resumida o resultado apurado em relação ao conjunto de operações realizadas num determinado período normalmente de doze meses. Mas embora sejam elaboradas anualmente para fins de divulgação, em geral são feitas mensalmente pela administração e trimestralmente para fins fiscais. As DRE podem ser usadas como indicadores de auxilio a decisões financeiras.

Estes demonstrativos contábeis servem para gerar informações necessárias para a gestão da empresa fornecendo informação sobre as mutações que ocorrem no patrimônio e explicando os fenômenos patrimoniais, construindo modelos de prosperidade, efetuar análise, controlar e também prever e projetar exercícios seguintes. O balanço patrimonial tem a utilidade de expressar os elementos financeiros através da apresentação ordenada das aplicações de recursos, que são denominados por ativos, e das origens desses recursos, denominados por passivos. E as demonstrações do resultado do exercício têm como utilidade evidenciar o lucro ou o prejuízo, confrontando assim, receitas e despesas financeiras do período, o lucro operacional, lucro por ações, entre outras informações. Ao mostrar como se formou o lucro ou o prejuízo, esclarece muitas das variações do patrimônio líquido, no período entre dois balanços.

Quando as demonstrações contábeis são elaboradas de forma equacional em obediência ao principio fundamental do método das partidas dobradas, elas recebem o nome genérico de balanço.

O balanço patrimonial e as demonstrações do resultado do exercício um complementa o outro, atingindo assim a finalidade de mostrar a situação patrimonial econômico financeira da empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com