TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estrutura Do Balanço Patrimonial E Da Demonstração Do Resultado Do Exercício

Artigos Científicos: Estrutura Do Balanço Patrimonial E Da Demonstração Do Resultado Do Exercício. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/5/2014  •  1.391 Palavras (6 Páginas)  •  727 Visualizações

Página 1 de 6

Estrutura do Balanço Patrimonial e da Demonstração do Resultado do Exercício

 Balanço Patrimonial

O Balanço Patrimonial é uma demonstração contábil que reflete a posição financeira e econômica da empresa. É como se tirássemos uma fotografia da posição patrimonial da entidade em determinado momento, na qual serão demonstrados apenas os saldos das contas, que podem ser positivos ou negativos.

De acordo com o art.178 da Lei 6.404/76 (lei das S/A), as contas serão classificadas segundo os elementos do patrimônio que registrem, e agrupadas de modo a facilitar o conhecimento e a análise da situação financeira da entidade.

1. Ativo

O grupo de contas do Ativo apresenta todos os bens e direitos mensuráveis monetariamente pertencentes a uma entidade. São caracterizados por agrupar os investimentos feitos na empresa pelos proprietários (vindos do capital inicial e dos lucros) e de terceiros.

Ativo Circulante

Representa os grupos de contas que possuem o maior grau de liquidez de todo o Ativo, que, analisado, demonstra quais as disponibilidades imediatas que a empresa possui.

Ativo Não Circulante

Conta introduzida pela nova legislação tem por finalidade evidenciar os grupos de contas que representam todos os bens e direitos de permanência duradoura, destinados ao funcionamento normal da sociedade ou adquiridos para este fim.

Realizável em Longo Prazo

São caracterizadas por se realizarem depois de findo o exercício financeiro, ou seja, serão convertidas em dinheiro após 360 dias, ou mais, da realização do balanço.

Investimentos

Estão escriturados todos os bens e direitos adquiridos pela empresa, com a intenção de obter algum tipo de rentabilidade, mas fora de sua atividade normal. Caracteriza-se por ser uma aplicação de capital permanente e não especulativa.

Imobilizado

É constituído por bens corpóreos destinados à manutenção das atividades da empresa ou exercidos com essa finalidade, inclusive os decorrentes de operações que transfiram à companhia os benefícios, riscos e controle desses bens. É caracterizado por estar voltado ao processamento das atividades da empresa, gerando produtos ou serviços que serão comercializados por ela.

Intangível

Serão classificados os direitos que tenham por objeto bens incorpóreos destinados à manutenção da companhia ou exercidos com essa finalidade, inclusive o fundo de comércio adquirido.

2. Passivo

Representam as obrigações assumidas pela entidade com terceiros que poderão ser vencíveis a curto ou longo prazo.

Passivo Circulante

São classificadas as obrigações que a empresa tem, com terceiros, vencíveis em curto prazo, ou seja, dentro do exercício financeiro da empresa. Sua classificação em relação ao vencimento é decrescente.

Passivo Não Circulante

São classificadas as obrigações com terceiros que deveram ser liquidadas após o exercício financeiro, ou seja, são exigibilidades com vencimentos acima de 360 dias após o Balanço Patrimonial ser elaborado.

Exigível em Longo Prazo

Representa um subgrupo de contas que tem foco os vencimentos de dívidas com terceiros que, apesar de terem sido adquiridas no próprio exercício ou em exercícios anteriores, terão seus vencimentos fixados após o exercício financeiro subsequente à elaboração do Balanço.

3. Patrimônio Líquido

Representa os valores contábeis que os sócios os acionistas possuem na empresa em um determinado momento. Apesar de estar localizado no Passivo, caracteriza-se por não representar exigibilidade com terceiros.

 Estrutura da DRE

A DRE é apresenta como um resumo ordenado dos componentes que provocam alterações no Patrimônio Líquido de uma empresa. Esses componentes são essenciais para a obtenção do resultado do período apurado (lucro ou prejuízo) e estão divididos em três grandes grupos: as receitas de vendas e serviços, os custos e as despesas.

Análise Vertical e Análise Horizontal

 Análise Vertical

A Análise Vertical, também denominada análise da estrutura, facilita a avaliação da estrutura das demonstrações financeiras e a representatividade de cada conta em relação ao total do Ativo e Passivo, bem como a participação de cada conta do Demonstrativo de resultado na formação do lucro ou prejuízo do período analisado. Apresenta valores percentuais de cada conta e grupo de conta em relação a um valor base: no caso do Balanço Patrimonial, esse valor base é o total do Ativo ou do Passivo; na DRE, o valor base é o total da receita líquida.

O cálculo do percentual da participação relativa das contas ou grupo de contas do Ativo ou Passivo obtém-se dividindo o valor de cada conta ou grupo de conta pelo valor total do Ativo ou do Passivo.

 Análise Horizontal

A análise horizontal consiste em verificar a evolução dos elementos do Balanço Patrimonial e da DRE durante um determinado período. Essa verificação se faz entre os valores de uma mesma conta ou grupo de contas, evidenciando a evolução da conta ou do grupo de contas por períodos. Uma das maneiras de apurar os percentuais de evolução da Análise Horizontal é tomar como base um exercício e calcular a evolução dos demais, sempre em relação ao exercício base.

BALANÇO PATRIMONIAL

Natura Cosméticos S/A (Em milhares de reais - R$)

Ativo Ano 2010 AV AH Ano 2009 AV AH

Ativo Circulante - - - - - -

Caixa e equivalentes de caixa 560.229 17,4% 112% 500.294 18,2% 100,0%

Contas a receber de clientes 570.280 17,7% 126% 452.868 16,5% 100,0%

Estoques 571.525 17,7% 112% 509.551 18,6% 100,0%

Impostos a recuperar 101.464 3,1% 53% 191.195 7% 100,0%

Partes relacionadas - - - - - -

Outros créditos 66.399 2,1% 106% 62.454 2,3% 100%

Total

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com