TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Tema Deste Trabalho de Conclusão do Curso de Ciências Contábeis

Por:   •  23/10/2017  •  Trabalho acadêmico  •  3.868 Palavras (16 Páginas)  •  471 Visualizações

Página 1 de 16
  1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho abarca o desenvolvimento de um plano de negócio para a criação de uma empresa. Nele é abordada a parte legal e jurídica para a constituição da mesma, a análise do mercado e o seu programa de implantação.

Este trabalho acadêmico está estruturado em um plano de negócio que visa à constituição de uma empresa de confecção, especializada em roupas masculinas, produto de excelente aceitação no mercado fashion da moda e do dia a dia e moda executivas para homens de estilo refinados e elegantes que adora praticidades é esta bem alinhados.

O processo de confecções, os custos e retornos do investimento, além de toda a parte de promoção e marketing são devidamente analisados para demonstrar a viabilidade do negócio, em um mercado extremamente concorrente, avaliando a probabilidade de uma nova empresa se desenvolver e se manter ativa no mercado.

A contabilidade é de fundamental importância para a tomada de decisão gerencial na empresa, tendo como finalidade coletar, sistematizar e registrar fatos contábeis praticados no empreendimento, demonstrando sua real situação patrimonial e econômico-financeira, de acordo com os princípios e normas legais.

A escolha do tema se deve a orientação do Curso de Ciências Contábeis da UNOPAR para a elaboração de um plano de negócio, tomando como base a criação de uma empresa de confecções em Teixeira de Freitas (BA), voltada para o setor de moda masculina.

Depois de analisar o ambiente demográfico da instalação da empresa, foram também realizadas outras avaliações e estudo econômico-financeiro que demonstre a viabilidade do negócio.

  1. DESENVOLVIMENTO

TEMA

O tema deste trabalho de conclusão do curso de Ciências Contábeis é um plano de negócio, acerca da criação de uma empresa de confecções em Teixeira de Freitas (BA), voltada para moda masculina.

OBJETIVO

Objetivos Gerais

Levantar todos os aspectos necessários para a criação de uma empresa, incluindo sua parte jurídica, física, contábil e social, analisando sua viabilidade e projeções de custos e lucros.

Objetivos Específicos

Desenvolver produtos diferenciados;

Praticar preços acessíveis;

Produzir modelos com alta qualidade;

Justificativa

O sonho de todo formando em ciências contábeis, assim que termina a sua graduação é poder ter o prazer de gerencia a contabilidade respeitada empresa, colocando o que aprendeu em prática. Este sonho, porém, muitas vezes não é realizado devido à grande quantidade de contabilista que se formam todos os anos e a grande concorrência no mercado, e de ausência de empresa que estejam dispostas a dar essa oportunidade, sendo que as empresa de pequeno e médio terceirizam esse serviços.

Portanto, para um recém formado o mercado é muito restrito, e se ele realmente desejar gerencia alguma setor contábil de uma respeitada empresa precisa ter sorte e competência para conseguir uma vaga em uma dessas grandes empresas, ou, alternativa viável, que tem como foco montar o próprio negócio.

Na região do extremo Sul da Bahia, e em especial em Teixeira de Freitas, não há conhecimento de concorrência. A empresa no ramo mais próxima fica localizada no  a algumas centenas de quilômetros, e nada é mais sensato que criar uma empresa de moda masculina, produto de grande aceitação no mercado consumidor.

Dentre os autores pesquisados estão BIAGIO, (2005); LEMES JUNIOR, (2005); MAXIMIANO, (2002); SILVA, (2006), que trouxeram luz à elaboração do presente trabalho. As muitas matérias ministradas por excelentes professores no decorre desses cansativos mais estonteantes anos de estudo que despertaram interesse para o desenvolvimento dessa atividade.

Missão

Proporcionar a completa satisfação do cliente, oferecendo um produto de excelente qualidade, que atenda às suas necessidades e expectativas.

Visão

Ser referência na moda e estilo masculino.

Ameaças

A maior ameaça aqui encontrada está relacionada ao governo, pois o administrador deverá tomar o maior cuidado para não deixar de honrar com seus compromissos com o município, estado e união, uma vez que a carga tributária é grande e se não cumprida, pode onerar em multas e juros que inviabilizam o negócio.

Oportunidades

O ramo de moda masculina não está muito desenvolvido na Região que envolve Teixeira de Freitas e localidades circunvizinhas no que diz respeito a empresa de moda masculino, portanto com um bom marketing e um diferencial nos produtos e no atendimento ao cliente é possível atrair maior demanda de compradores.

Planejamento Estratégico*

O planejamento estratégico é uma ferramenta utilizada pela empresa para a sua melhor interação com o seu ambiente, permitindo estabelecer seus objetivos e metas, identificar suas potencialidades, e seus pontos fortes e fracos, além de orientá-la no aproveitamento de todos os seus recursos disponíveis.

O planejamento estratégico é ferramenta primordial que a alta gestão possui, no fim do século XX, para obter vantagem sobre os seus competidores e conseguir identificar oportunidades no seu macroambiente operacional. (RASMUSSEN, 1990, pg. 33)

Segundo Oliveira (1999) o planejamento estratégico possui um prazo longo, uma amplitude ampla, com os riscos maiores, desenvolvendo as atividades do meio e fim, e uma flexibilidade pequena. O principal motivo de se fazer um planejamento estratégico é guiar a empresa para um crescimento, físico e econômico, e para um desenvolvimento planejado, que a prepare para as dificuldades do futuro.

HISTÓRICO

A Empresa Stillo’s Confecções foi constituída a partir do contrato social, com o registro na junta comercial, sua inscrição no município, estado e união, a partir 1º de março de 2015.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27 Kb)   pdf (255.1 Kb)   docx (2 Mb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com