TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Valor Da Informação

Monografias: O Valor Da Informação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/5/2013  •  325 Palavras (2 Páginas)  •  586 Visualizações

Página 1 de 2

Valor da informação

As informações são muito úteis nas organizações quando processadas de forma clara e oportuna, pois garantem que a empresa passe segurança em seus conteúdos, já que tem o propósito de habilitá-la a alcançar seus objetivos e a desempenhar funções fundamentais e estratégicas.

Stair e Reynolds (2002) afirmam que a informação é valiosa quando ela possui características específicas, tais como: ser precisa, completa, econômica de se produzir, flexível, confiável, relevante, simples de ser entendida, pontual, verificável, acessível e segura.

Oliveira (2009) explica que o propósito da informação é auxiliar a empresa a alcançar o objetivo principal, utilizando-se dos recursos disponíveis, nos quais se inserem pessoas, materiais, equipamentos, tecnologia, dinheiro e também a própria informação. Além de seu propósito, é necessário considerar o valor da informação, o qual está associado ao seu uso final, em que a qualidade da informação é avaliada à medida que possibilita a redução do grau de incerteza aos gestores, permitindo melhoria na qualidade das decisões.

Rezende e Abreu (2008) relatam que:

A informação nos dias de hoje tem um valor altamente significativo e pode representar grande poder para quem a possui, seja pessoa, seja instituição. Ela possui seu valor, pois está presente em todas as atividades que envolvem pessoas, processos, sistemas, recursos financeiros, tecnologias etc. (p. 97).

Conforme Stair e Reynolds (2002, p. 7), “o valor da informação está diretamente ligado ao modo com que esta auxilia os tomadores de decisão a alcançar as metas de sua organização‖”.

Para Oliveira (2009, p. 35), o valor efetivo da informação é resultante de dois itens, sendo elas: “o impacto que a informação provoca nas decisões dos executivos e a utilidade dessa informação, tendo em vista o seu tempo de utilização pela empresa‖”.

Considera-se que a informação dentro do ambiente empresa é tida como ferramenta principal para auxiliar gestores nas tomadas de decisões. Todavia, para se usar a informação a fim de trazer benefícios à empresa é necessário conhecê-la, selecioná-la e usá-la devidamente, pois quando mal interpretada poderá causar danos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com