TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O antagonismo de Florestan Fernandes e Gilberto Freyre

Por:   •  17/4/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  579 Palavras (3 Páginas)  •  2.053 Visualizações

Página 1 de 3

Florestan Fernandes

Florestan Fernandes nasceu em São Paulo no dia 22 de julho de 1920 e, morreu dia 10 de agosto de 1995. Foi sociólogo e deputado federal (pelo Partido dos Trabalhadores PT). Entre suas diversas teses, destacamos “a integração do negro na sociedade de classes”, patrocinada pela UNESCO que teve como objetivo verificar o suposto caráter democrático das relações raciais no Brasil.

Segundo Florestan Fernandes:

“(...) a sociedade brasileira largou o negro ao seu próprio destino, deitando sobre seus ombros a responsabilidade de reeducar- se e de transformar-se para corresponder aos novos padrões e ideais de homem, criados pelo advento do trabalho livre, do regime republicano e capitalista.”

Assim compreende-se a exclusão do negro no cenário social como consequência do processo de abolição da escravidão. Onde foram ocupando os setores mais subalternos da sociedade.

Perguntas:

  1. Como Fernandes explica o racismo existente hoje em nossa sociedade? O racismo e a exclusão existente nos dias atuais em nossa sociedade, é decorrente de décadas atrás, onde ainda existia a escravidão, desde sempre o negro sendo minorizado humilhado, e submetido à péssimas condições de vida.
  2. Qual seria a solução para acabar com o racismo e a discriminação existente em nossa sociedade? Para acabarmos com esse tipo de discriminação, seria necessário criar um novo padrão igualitário e democrático de relação social, que conferisse igualdade econômica, social, cultural e política entre negros e brancos . O “branco” deverá reeducar de tal maneira que pudesse pôr em prática, realmente, as disposições igualitárias que ele propala ter diante do “negro”.
  3. E quando isso acontecer, o que fazer? O negro precisará confundir-se com o branco num mundo de igualdade de oportunidades para todos, independentemente da cor da pele e da extração social. Os negros devem preparar-se para respondê-la e os “brancos” devem preparar-se para ajuda-los, solidariamente, a pôr em prática as soluções que a razão indicar, sem subterfúgios, e com grandeza humana.

Gilberto Freyre

Gilberto Freyre nasceu em Recife no dia 15 de março de 1900 e morreu em 18 de julho de 1987. Foi escritor, autor de ficção, poeta, jornalista e pintor. Autor de  , Freyre rechaça as doutrinas racistas de branqueamento do Brasil. Demonstrando que o determinismo racial ou climático não influencia no desenvolvimento de um país. A obra é considerada precursora da noção de democracia racial no Brasil, com relações harmônicas interétnicas que mitigariam a influência social do passado da escravidão no Brasil, que, segundo Freyre, fora menos segregadora que a norte-americana. O livro foi escrito baseado em fontes históricas e suas reflexões.

Perguntas

  1. Como Freyre é conhecido popularmente? É conhecido por ter propagado a ideia de uma benignidade das relações entre senhores e escravos no Brasil. Ele teve a habilidade de construir um processo de equilíbrio de antagonismos. O que amorteceu os conflitos existentes na sociedade brasileira que poderiam ocasionar choques violentos, encaminhando o Brasil para um processo de harmonização.
  2. Como enxergamos discriminação em tempos de escravidão? A discriminação da época escravista pode ser relatada pelo sadismo dos senhores e dos padres jesuítas com os escravos, a crueldade das senhoras em relação às escravas mais bonitas, a sifilização de indígenas e negros em virtude do contato sexual com os portugueses, entre outras imagens que sugerem a violência das "relações raciais".
  3. Porque o nome Casa-Grande & Senzala? O complexo “casa-grande e senzala” é o símbolo das relações sociais. É ancorada na senzala que a casa-grande ganha força social e que irá permitir o triunfo do patriarcalismo, frente a Igreja e face ao Estado que estava além do mar..

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (62.2 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com