TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O caminho para o desenvolvimento sustentável

Seminário: O caminho para o desenvolvimento sustentável. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/3/2014  •  Seminário  •  787 Palavras (4 Páginas)  •  179 Visualizações

Página 1 de 4

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Responsabilidade Social e Meio Ambiente

Aula-tema 03: O caminho da sustentabilidade

Atividade de Autodesenvolvimento

Trabalho desenvolvido na disciplina Responsabilidade Social e Meio Ambiente apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade de Autodesenvolvimento, sob orientação do professor-tutor Adalberto Mohai Szabó Júnior.

Anhanguera Educacional

2013

Introdução:

O objetivo deste trabalho visa explicar o contexto do surgimento dos conceitos de sustentabilidade e de desenvolvimento sustentável, e desta forma visualizar as ideias sobre as dimensões consideradas na sustentabilidade, refletir sobre a crise ambiental, compreender o conceito sobre o que é um artigo científico e analisar as informações de forma crítica, desenvolvendo novos conhecimentos.

Trajetória da sustentabilidade: do ambiental ao social, do social ao econômico

O autor defende que cada vez mais há escassez dos recursos naturais devido ao fato do modo de produção e consumo da humanidade, levando-a a um desastre, pois o consumo sem a reposição dos recursos naturais gera risco às condições de vida da humanidade. As faltas destas reposições se tornaram preocupações eminentes para próximas gerações uma vez que a sustentabilidade deve apontar para igualdade social e para a qualidade de vida da humanidade.

Ele critica que as três dimensões do desenvolvimento sustentável (econômica, ambiental e social), não são o suficiente. O autor supõe que nós adotamos apenas as dimensões que parecem ser mais viáveis e simples, defende a importância da dimensão do poder e da política no desenvolvimento sustentável tendo estes como necessários para a vida sustentável.

Ele questiona se o ser humano terá capacidade de prolongar sua existência, com sua capacidade inventiva ou se irá abreviá-la com sua capacidade de autodestruição.

Como resposta a crise ambiental o autor citou: resposta tecnológica - acredita na capacidade de inventar que o homem possui, mudança radical dos padrões de produção e consumo, e a chance de o homem não conseguir evitar a catástrofe.

Questão 1: O autor sugere que “a sustentabilidade, em sua essência, não deve ter apenas ‘três folhas’, mas cinco.” (p. 57). Quais são as cinco dimensões propostas por ele? Explique cada uma delas, reescrevendo, com suas próprias palavras, os argumentos apresentados no artigo.

Resposta: Dimensão econômica, dimensão social, dimensão ambiental, dimensão do poder e dimensão política.

Dimensão econômica: Aumento na eficácia do uso dos recursos naturais tanto na produção e quanto no consumo, havendo um controle de seus usos.

Dimensão social: A dimensão que expressa a ideia de que todos os cidadãos tenham a condição mínima necessária para ter vida digna.

Dimensão ambiental: Propõe que a produção e o consumo sejam realizados de maneira que não destrua e nem comprometa o ecossistema para que ele tenha condições de continuar fornecendo o necessário.

Dimensão do poder: Ajuda nas mudanças dos padrões de produção e consumo.

Dimensão da política: Necessária para regular e promover resolução das contradições e conflitos existentes no processo de mudanças.

Questão 2: Embora existam essas e outras propostas de diferentes dimensões

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com