TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O conceito de política social do estado e seu impacto na vida pública

Pesquisas Acadêmicas: O conceito de política social do estado e seu impacto na vida pública. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/11/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.315 Palavras (10 Páginas)  •  370 Visualizações

Página 1 de 10

ANHAGUERA-UNIDERP

CURSO – SERVIÇO SOCIAL

DISCIPLINA – FUNDAMENTOS DAS POLITICAS SOCIAIS

TUTOR – JOEL VIEIRA GASPAR

ROCILENE DOS SANTOS GOMES: RA-8112662466

CRISLANY DO ROSARIO DE SOUSA CORREA: RA-9995645575

ANA LUCIA MONTEIRO DE OLIVEIRA: RA- 447214

CAMILA ROCHA SOUSA: RA-7941710488

GALBA: RA- 8232OO4605

DÉBORA EVERLIN BARROS COSTA: RA-7939692695

. FUNDAMENTOS DAS POLITICAS SOCIAIS

CAXIAS-MA

INDICE.

INTRODUÇÃO

NO CONTEXTO DO SERVIÇO SOCIAL O QUE É POLÍTICA?

CRÍTICAS DO FILME GANDHI

 CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988.

CONCLUSÃO. 

REFERÊNCIA BIBLIOGRAFIA 

Introdução

Resumo

___________________________________________________________________________

O presente trabalho tem como objetivo promover a observação e reflexão sobre as Políticas Sociais Públicas e sua influência na vida social, estabelecendo acordos entre a classe trabalhadora e o Estado, como forma de mascarar a realidade e pacificar as relações de poder.

Trazemos em pauta o papel do assistente social, frente às políticas públicas que sendo executadas promovem a mudança e ameniza o sofrimento.

Neste artigo apresenta-se também o papel do educador social, com uma forma inovadora de levar a diversos ambientes sociais a igualdade, entre jovens, crianças, adultos e idosos, ele é responsável por interagir com as diversas questões sociais, e representa-las entre os ajuntamentos de discussão do mesmo.

Outro grande ponto que destacamos neste artigo, foi de um líder pacifista indiano chamado Mahatma Gandhi que, influenciou muito a relação de poder de seu povo, por meio de manifestações pacifica sem o uso da violência muito das vezes sofrendo martírios em nome da paz, levando seu país a independência. 

Fazendo também parte deste artigo o presente artigo 6º da Constituição Federal brasileira.

A Constituição Brasileira criada em 1988, que estabeleceu direitos sociais como uma forma de unificar as políticas públicas, criada por Getúlio

NO CONTEXTO DO SERVIÇO SOCIAL O QUE É POLÍTICA?

É ciência de bem governar um povo que constituído pelo e Estado em Estado que é democrático esse poder e exercido pelo poder público que são conduzidos diretamente ou indiretamente pelo povo, a política tem o objetivo de estabelecer princípios para a realização de um bom governo e conduzir o estado a cumprir as suas finalidades.

Quando o Estado realiza as necessidades básicas da população para garantir as ações de assistência social, saúde, educação e segurança, verifica a efetivação da política social por parte do governo.

A sociedade vive um modo capitalista de produção da vida social onde o capitalista detém os poderes políticos e econômicos e assim também determinam a vida social que decide pelos aspectos econômicos coletivamente do modo de produção que impliquem em mudanças substâncias que funda a desigualdade na exploração da força de trabalho onde a política define as classes dominantes e corresponde a seus próprios interesses.

A política social é uma política, própria das formações econômico-sociais capitalistas contemporâneas que controla a ação sobre as necessidades básicas das pessoas que não aceitam o modo capitalista de produção é uma política que faz mediações entre valorização e acumulação do capital e manutenção da força de trabalho. Podemos dizer que a problemática da política social é buscar a compatibilidade entre o capital e o trabalho.

A política social em pratica no Brasil beneficia os trabalhadores assalariados, o Estado ao garantir a camada necessitada alguns direitos exige que seja feita um contra prestação por parte dos trabalhadores.

A existência de políticas sociais pode ser considerada como um fenômeno associado à constituição da sociedade burguesa, ou ao modo capitalista de produzir e reproduzir-se. De acordo com alguns estudiosos no assunto seu início foi marcado no século XIX com a criação e multiplicação das primeiras legislações e medidas de proteção social, se concretizando  após a segunda guerra mundial, com a construção do Welfare State nos países da Europa Ocidental, com o plano Beveridge  - Inglaterra, 1942, e com os diversos padrões de proteção social tanto nos  países de capitalismo central, quanto nos países de periferia. O que se sabe porém, é que, a avaliação desse universo está relacionada às relações entre as classes sociais e os segmentos de classe ou forças sociais, além das condições econômicas gerais, que de alguma maneira, interferem nas opções políticas e econômicas dos governos. O que temos de concreto como registro históricos é que a preocupação com o bem estar da sociedade e o que fazer com os menos favorecidos sempre foi papel do estado.

Existiram alguns fatos históricos que comprovam essa trajetória das políticas sociais que podemos listar:  A decadência da sociedade feudal e da lei divina entre os séculos XVI e XVII que discutia sobre o papel do Estado. A longo da história podemos ver já a preocupação com a sociedade mais afetada em com o papel do estado. Podemos ver em essa preocupação em Maquiavel pois abordava o exercício do poder político por meio do Estado, Hobbes, também em seu Leviathan (1651), apontava as ações voluntárias dos homens, com o intuito de preservar a liberdade natural.

 Locke, na origem do poder como num pacto estabelecido pelo consentimento mútuo dos indivíduos no sentido de preservar a vida, a liberdade e a propriedade e Jean-Jacques Rousseau, com o seu Contrato Social, de 1762 e a concepção de que a sociedade civil é imperfeita porque foi corrompida

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.3 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com