TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O conceito de sociedade e cultura

Artigo: O conceito de sociedade e cultura. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/11/2013  •  Artigo  •  816 Palavras (4 Páginas)  •  517 Visualizações

Página 1 de 4

A sociedade e a cultura "não são uma coisa só. A sociedade humana é constituída de pessoa; a cultura e constituída de comportamento de pessoas. Podemos dizer que a pessoa pertence a sociedade, mas seria errônio afirmar que a pessoa pertence a uma cultura; o indivíduo manifesta a cultura".

A sociedade consiste em uma "estrutura formada pelos grupos principais, ligados entre si, considerados como uma unidade e participando todos de uma cultura comum.

As culturas atendem aos problemas da vida do indivíduo ou do grupo, e as sociedades necessitam da cultura para sobreviverem. Ambas estão intimamente relacionadas: não há sociedade sem cultura assim como não há cultura sem sociedade (homens).

O acervo social do conhecimento inclui o conhecimento de minha situação e de seus limites. Por exemplo, sei que sou pobre, que, por conseguinte não posso esperar viver em um bairro elegante. Esse conhecimento é partilhado por aqueles que são também pobres.

Isso não é possível para quem não participa desse conhecimento, tal como os estrangeiros, que não podem absolutamnete me reconhecer como pobre. Talvez porque os critérios de pobreze em sua sociedade sejam inteiramente diferentes. Como posso ser pobre se uso sapatos e não pareço estar passando fome? (Berger; Luckmann, 2006, Pags. 62 e 63). Segundo o autor o ser humano se relaciona com o ambiente natural, mas também com uma ordem cultural e social especifíco na qual já está feita antes dele chegar.

O que faz do homem dono dele mesmo é a capacidade de plasticidade(adaptação) que ele tem, quando ele nasce é envolvido em um contexto social que já existe repleto de valores e mesmo assim ele dá a sua contribuição.

Segundo o autor a sociedade é um produto humano, a realidade é uma realidade objetiva e o homem é um produto social.

Cultura são os valores, as cerimônias e os modos de vida característicos de um determinado grupo. Assim como o conceito de sociedade, a noção de cultura tem uma ampla aplicação na sociologia, bem como nas demais ciências sociais(particularmente na antropologia). A cultura é uma das propriedades mais distintivas da associaçao social humana. A cutura é como uma lente através da qual o homem vê o mundo.

De todas as noções sociológicas, o conceito de sociedade é um dos mais importantes. Uma sociedade é m sistema de relações sociais estruturadas que une as pessoas de acordo com a cultura em comum ou não. Em uma sociedade podem haver várias culturas.

Cultura pode ser definida como um conjunto de hábitos, instrumentos, objetos de arte, tipos de relações interpessoais, regras sociais e instruções em um determinado grupo.

Os primatas são considerados protoculturais, pois transmitem hábitos através de gerações, e aprendem por observação.

Já o homem é também um animal, mas pode ser considerado diferente dos outros por ser cultural, mesmo que durante um curto período, enquanto criança de 1 a 2 anos, aprendam a usar instrumentos simples por imitação ou reforço. Pode-se dizer que o homem é um animal que usa símbolos porque houve um desenvolvimento do seu cérebro para tal.

O homem, oa nascer, traz comportamentos inatos, ligados a suas estruturas biológicas, porém, no decorrer de seu desenvolviment, vai sendo moldado pela atividade cultural que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com