TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A tarefa de reconstrução do conceito de cultura

Artigo: A tarefa de reconstrução do conceito de cultura. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/6/2013  •  Artigo  •  622 Palavras (3 Páginas)  •  1.095 Visualizações

Página 1 de 3

A antropologia moderna tem como uma de suas tarefas a reconstrução do conceito de cultura.

Para alcançar tal objetivo, será utilizado um esquema elaborado por Roger Keesing, no qual classifica as tentativas modernas de obter uma precisão conceitual.

Em um primeiro momento, temos as teorias que consideram a cultura como um sistema adaptativo. Nesse sentido, temos que culturas são sistemas que serem para adaptar as comunidades humanas aos seus embasamentos biológicos.

Em um segundo momento, temos as teorias idealistas de cultura, que subdivide em três diferentes abordagens.

A primeira delas é a dos que consideram cultura como sistema cognitivo, isto é, a análise dos modelos da comunidade a respeito de seus próprio universo. Aqui, temos que cultura é um sistema de conhecimento consistindo em tudo aquilo que alguém tem de conhecer ou acreditar para operar de maneira aceitável dentro de sua sociedade.

A Segunda abordagem é aquela que considera cultura como sistemas estruturais, ou seja, que define a cultura como um sistema simbólico que é uma criação acumulativa da mente humana.

E a última das três abordagens que considera a cultura como sistemas simbólicos. Neste aspecto, a cultura é um sistema de símbolos e significados, compreendendo categorias ou unidades e regras sobre relações e modos de comportamento.

Ademais o presente texto analisa como a cultura condiciona a visão de mundo do homem, interferindo até na satisfação de suas necessidades fisiológicas.

Com isso, temos que a cultura é como uma lente através da qual o homem vê o mundo. Homens de culturas diferentes usam lentes diversas, e portanto, têm visões diferentes das coisas.

Dessa forma, o modo de ver o mundo, as apreciações de ordem moral e valorativa, os diferentes comportamentos sociais e mesmo as posturas corporais são produtos de uma herança cultural.

E é essa herança cultural que vai determinar muitas características de seres da mesma “tribo”. A operação de determinada cultura influenciam os indivíduos no modo de agir, caminhar, comer, sem mencionar a evidência das diferenças lingüísticas.

Até as necessidades fisiológicas são condicionadas pela cultura. Todos os homens são dotados do mesmo equipamento anatômico, qual seja, o corpo, mas a utilização deste depende de um aprendizado que consiste na cópia de padrões que fazem parte da herança cultural do grupo.

Considerando o fato de que o homem vê o mundo através de sua cultura, há uma propensão em considerar seu modo de ida como sendo o mais correto e o mais natural.

Essa projeção é chamada e etnocentrismo e o a responsável sem seus casos extremos pela ocorrência de numerosos conflitos sociais. A projeção disto para o plano extragrupal resulta nas manifestações nacionalistas ou formas mais extremadas de xenofobia.

Assim, comportamentos etnocêntricos resultam também em apreciações negativas dos padrões culturais de povos diferentes.

Em uma última análise, o texto traz ainda a cultura como interferente no plano biológico.

Vemos como exemplo disso a sensação de fome que depende dos horários de alimentação que são estabelecidos diferentemente em cada cultura. Dependendo da cultura, ficamos condicionados

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com