TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O conceito de tecnologias sociais

Artigo: O conceito de tecnologias sociais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/8/2014  •  Artigo  •  745 Palavras (3 Páginas)  •  319 Visualizações

Página 1 de 3

Um conjunto de conhecimentos práticos ou conhecimentos técnicos, que podem ser de tipo mecânico ou de tipo industrial, que dão ao ser humano a possibilidade de fazer modificações nas condições de ordem natural para que a vida do homem seja mais cômoda. Assim se conceitua tecnologia, mas em sua essência há a materialidade de um conceito analítico, podendo ser desdobrado em várias ramificações uma delas as tecnologias sociais (TS).

Pinto (2012) citando o Instituto de Tecnologia Sociais (ITS) (2004) destaca que o conceito de tecnologia social refere-se a produtos, técnicas ou metodologias aplicáveis, desenvolvidas na interação com a comunidade e que representem efetivas soluções de transformação social consequentemente melhoria da qualidade de vida.

Vale destacar que as TS, ao serem desenvolvidas e aplicadas, promovem a inclusão social de trabalhadores, tanto nas zonas rurais quanto nas áreas urbanas. Famílias que se encontram em situação de vulnerabilidade e de risco social e que, de forma coletiva, vivenciam experiências que incidem não somente nas suas condições de vida, transformando a si mesmos, como transformando o cenário socioeconômico da comunidade na qual vivem e do país. É diante desse cenário que a defesa das TS, como política pública ou iniciativa privada, apresenta-se como uma estratégia promissora para superar os limites do atual modelo e padrão de ciência e tecnologia vigente no país, servindo como uma resposta mais sintonizada com as demandas da sociedade na busca por um modelo de desenvolvimento social que tenha centralidade no processo de inclusão social e, como atores principais, a própria sociedade.

Exemplo de iniciativa que logrou êxito e se enquadra no conceito citado de tecnologia social é o Projeto inicialmente titulado como MUNDO LIMPO. A priori o foco de ataque do projeto, formado por oito mulheres da Vila São Jorge, de São Leopoldo - RS, era o que fazer com o óleo de cozinha, qual deveria ser seu destino. O projeto hoje é reconhecido como um empreendimento de economia solidária que fabrica produtos de limpeza a partir da reciclagem do óleo de cozinha.

Criado em 2002, rapidamente passou a ser assessorado pelo Programa: Tecnologias Sociais para Empreendimentos Solidários – Tecnosociais, que é a incubadora de empreendimentos econômicos solidários da Universidade do Vale do Rio dos Sinos – Unisinos. Como forma de capacitação, os integrantes receberam cursos sobre o reaproveitamento de óleo de cozinha para produção de detergentes, desinfetantes, amaciantes, sabão em barra e detergentes em gel. Todos os produtos são biodegradáveis; o óleo, naquele momento, era recolhido pelas integrantes em parceria com a comunidade, e a comercialização dos produtos era feita na associação do bairro, em feiras e de porta em porta, para amigos/as e vizinhos/as.

Hoje o grupo passou a ser denominado de MUNDO + LIMPO com sede e instalações próprias. Além disso, ha propostas envolvidas para inclusão de outros membros no grupo, ampliando o seu tamanho inicial e fornecendo oportunidades para outras mulheres e, eventualmente, homens auferirem sua renda. A crescente é tal formidável que o grupo vem divulgando o empreendimento, em palestras e feiras, em municípios da região.

O fato é que a tecnologia pode nascer no seio de uma comunidade ou no ambiente acadêmico. Podem, ainda, aliar saber popular e conhecimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com