TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O desenvolvimento do pensamento simbólico

Abstract: O desenvolvimento do pensamento simbólico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/7/2014  •  Abstract  •  281 Palavras (2 Páginas)  •  340 Visualizações

Página 1 de 2

QUESTÃO 01. Mas, se é o pensamento simbólico uma das principais características da humanidade, os modelos de conhecimento que o homem desenvolveu não foram sempre os mesmos. Dependendo de fatoressociais, da tradição, da influência de outros grupos, da maior ou menor resistência da cultura, os povos desenvolvem diferentes formas de explicação a respeito da vida e da natureza.

QUESTÃO 02. Doséculo XV à atualidade, período em que o entendimento da vida social passou do senso comum à filosofia e desta à ciência, uma longa historia do pensamento se desenvolveu. Como na formação das demais áreasdo conhecimento cientifico, estabeleceuse o debate constante entre pensadores e as principais teorias explicativas da sociedade, exigindo aprofundamento, experimentação, desenvolvimento metodológico ecomprovação. Por outro lado os animais, não se desenvolveram em um contexto social, pois eles continuam, ainda, nos próprios padrões de hierarquia social.

QUESTÃO 03. Nossa capacidade de criarsistemas de símbolos que constituem as linguagens, por meio das quais somos capazes de nos comunicar, transmitindo aos outros o legado de nossa experiência de vida, compartilhando os sentidos que a elaatribuímos.

QUESTÃO 04. Sabe-s hoje que os egípcios tinham grandes conhecimentos da geometria, desenvolvidos a partir da necessidade de estabelecer um limite das propriedades agrárias que desapareciamnas cheias anuais do Rio Nilo, impossibilitando a cobrança de impostos. O conhecimento assim adquirido foi aplicado depois com grande êxito, nas construções arquitetônicas, tornando-se mais tarde, abase do pensamento geométrico pitagórico.

QUESTÃO 05. No Ocidente, durante a Antiguidade, predominou o pensamento mítico e religioso que concebia o mundo com tudo que o rodeia como uma obra divinasubmetida aos desígnios do criador. Os egípcios tinham grandes conhecimentos da geometria, desenvolvidos a partir da necessidade de estabelecer os limites das propriedades agrárias que desapareciam... [continua]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com