TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pensamento, Linguagem E Desenvolvimento Humano

Dissertações: Pensamento, Linguagem E Desenvolvimento Humano. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/3/2015  •  261 Palavras (2 Páginas)  •  539 Visualizações

Página 1 de 2

PENSAMENTO, LINGUAGEM E DESENVOLVIMENTO HUMANO

O método sincrético parte dos sons da letra, depois da sílaba e para palavra. Na parte da escrita, usa-se a cópia e o ditado para transcrição das palavras. Enfatiza o desenho correto das palavras. Já o método analítico, parte da palavra e depois para as partes construtivas. Por sua vez, o método clínico tem como objetivo a análise do pensamento infantil.

A Abordagem Construtivista, tendo como pensadora Emília Ferreiro, questiona a necessidade do uso das cartilhas, como citado no texto a Caminho Suave, muito usada no Brasil até a década de 80. A criança tem papel ativo em sua aprendizagem, tudo o que ela traz de bagagem social e cognitiva é considerada.

Na Abordagem Histórico-Social de Vygotsky, o conhecimento é resultado entre o sujeito e o meio em que vive, social e culturalmente. A alfabetização se faz a partir da junção das consoantes com as vogais, mas de forma construtivista e não de forma tradicional. Trabalha o lado criativo e em grupo das crianças.

Acredito que Emília Ferreiro revolucionou o sistema pedagógico com a abordagem construtivista deixando as cartilhas de lado e partindo para um método não mecânico, assim como a abordagem histórico-social que olhou para o lado criativo e colocou o indivíduo acima do método em si. Os métodos sincréticos e analíticos foram extremamente úteis para alfabetização, mas tiveram que ser aperfeiçoados e reavaliados para uma abordagem mais humana.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com