TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O período de aparição de novas estruturas políticas

Abstract: O período de aparição de novas estruturas políticas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/11/2014  •  Abstract  •  806 Palavras (4 Páginas)  •  191 Visualizações

Página 1 de 4

Resumindo:

• O declínio do poder da Igreja que durante muitos séculos foi guardiã da moral ocidental abriu a possibilidade para que novas estruturas políticas começassem a emergir. Na esteira do declínio do poder papal cresceu a ideia da soberania nacional e, por extensão, a figura do Rei. Houve um desmembramento entre política e religião que passam a ser categorias autônomas. Do ponto de vista filosófico, começam a surgir correntes de pensamento analisando criticamente o mundo e reinterpretando a realidade. Vemos por todos os lados o mundo medieval ruindo.

• As condições de vida nas conturbadas zonas urbanas não eram das melhores e é importante ver o problema de maneira clara: as cidades não eram, necessariamente, a esperança de dias melhores, mas em muitos casos, a única saída possível. A vida na cidade não era fácil e sepultou de vez o ritmo de vida do campo. O modo de produção muda do sistema feudal e torna-se predominantemente capitalista.

• Capitalismo: O capitalismo é um sistema econômico, isto é, ele lida com dinheiro e bens, e seu objetivo principal é o retorno do capital investido, o lucro. Em um país capitalista, os cidadãos e não os governos são donos de empresas ou responsáveis por sua administração. As empresas competem entre si para fazer negócios. Os proprietários decidem que produtos e que serviços vão oferecer e também quanto vão cobrar e onde vão vendê-los. As empresas fazem tudo isso para que seus proprietários ganhem dinheiro. As pessoas que usam seu dinheiro para começar um negócio ou administrar uma empresa, esperando o lucro financeiro, são chamadas de capitalistas.

• Fordismo Taylorismo: A abordagem de Taylor ao que ele denominou gerenciamento científico envolvia o estudo detalhado dos processos industriais a fim de dividi-los em operações simples que pudessem ser cronometradas e organizadas com precisão. De acordo com Taylor, cada tarefa pode ser examinada rigorosa e objetivamente a fim de determinar "a melhor maneira" de executá-la.

• Uma das pessoas que mais analisou a influência do dinheiro (ou, o capital) foi Karl Marx. Ele procurou analisar a influência que o dinheiro passou a ter e o fortalecimento do capitalismo dentro do ambiente conturbado que se seguiu à Revolução Industrial.

• Entender as forças produtivas é o primeiro passo para compreender o pensamento de Marx. É através das forças produtivas que o homem se estabelece diante da natureza e expressa sua posição no mundo. Para construir o mundo em que vive os homens estabelecem relações de produção uns com os outros visando à produção de bens e serviços. E é aí que está todo o problema da questão. Ao estabelecer relações de produção - produção, troca e distribuição - são estabelecidas situações desiguais entre os proprietários dos meios de produção e os produtores.

• "Em resumo, para Marx, todos os conflitos na história têm sua origem na contradiçãoentre as formas produtivas e as relações de produção. Dessa forma, a família, a religião, as formas de governo, as leis, as ideias políticas e os valores sociais constituem apenas aspectos da sociedade cuja explicação depende do desenvolvimento e do colapso dos modos de " (GIL, 2011, p. 31).

oder

Segundo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com