TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O que e biota

Por:   •  14/5/2015  •  Projeto de pesquisa  •  949 Palavras (4 Páginas)  •  129 Visualizações

Página 1 de 4

Antigamente as gerações eram calculadas a cada 25 anos, mas nos últimos 50 anos ocorreu uma aceleração no tempo, no modelo de fazer as coisas e no jeito de produzir. O intervalo entre uma geração e outra ficou mais curto, hoje podemos falar de uma nova geração a cada 10 anos. E isso significa que existem mais pessoas diferentes convivendo em casa, na escola e nas empresas. A tecnologia é fator decisivo para fazer essas marcas no tempo.

A geração Baby Boomers:

Essa geração surgiu na metade dos anos 40, logo após a Segunda Guerra Mundial nos Estados Unidos. “Baby Boomer” significa “explosão de bebês”, isso ocorreu com o fim da guerra, os soldados regressaram as suas casas e conceberam filhos todos na mesma época. No Brasil esse termo também foi utilizado. Esses jovens viveram a ditadura, Jovem Guarda, bossa Nova, tropicalismo, rock roll, os hippies, o feminismo, lutaram contra militares e trouxeram ideais de liberdade.Essa geração também é identificada como inventores da era “paz e amor”, pois tinham aversão aos conflitos armados. Em sua maioria, ocupam os cargos de presidência, diretoria e gerência nas empresas. Por exercerem funções de chefia, e muitas vezes em nível estratégico, chocam-se diretamente contra as gerações mais jovens no que diz respeito aos seus ideais. Tem como objetivo construir uma carreira sólida e têm  uma fidelização ao seu trabalho e a empresa, valorizam o tempo de empresa e experiência. Foram acostumados a tratar os mais velhos como autoridades.

A Geração X:

Surgiu na metade dos anos 60 e estendendo-se até o final dos anos 70, já fazendo uso dos recursos tecnológicos promovidos por sua geração precursora. Essa geração vivenciou no Brasil acontecimentos como as “Diretas Já”, o fim da ditadura, Regime Militar, conheceram a AIDS, pintaram as os rostos para derrubar o presidente (movimento conhecido como “caras pintadas”), pagaram com Cruzeiro, Cruzado e Cruzado Novo. Essa geração é apegada a títulos, gosta de deixar claro o seu cargo, para ele é um mérito de muito esforço. Tem algumas resistências no modo de trabalhar, inovação e tecnologia e se apega a hierarquia. Busca obter mais dinheiro para ter reservas, ou seja, trabalha duro para ter segurança financeira. Apresenta insegurança em perder o emprego para as outras gerações que apresentam mais energia.

A Geração Y: 

Surgiu nos anos 80 a metade dos anos 90. Em pouco tempo de vida já presenciou os maiores avanços na tecnologia, o país já era uma democracia e estava sendo respeitado depois do plano real. A internet abriu as portas do mundo para essa geração. Por conseguinte, num ambiente tão inovador, a Geração Y se individualiza ao apresentar características como capacidade em fazer várias coisas ao mesmo tempo, como ouvir música, navegar na internet, ler os e-mails, e isso não atrapalham os seus afazeres profissionais. É um profissional voltado mais para ele, para o prazer, não quer um trabalho fechado, que não diga apenas o que é para ele fazer, quer participar, é impulsivo, impaciente, quer uma acessão na carreira rapidamente, tem pressa para conseguir reconhecimento e crescimento profissional. Mudam de emprego facilmente quando não estão mais satisfeito. Possui bastante energia, desenvoltura e intimidade com a tecnologia. Não leva a hierarquia tão a sério.

A Geração Z:

Os jovens nascidos em meados dos anos 90.  É motivo de reflexão por conta do seu comportamento individualista e de certa forma anti-social e é contemporânea a uma realidade conectada à Internet, em que os valores familiares, como sentar-se à mesa e conversar com os pais, não são tão expressivos quanto aos contatos virtuais estabelecidos pelos jovens na Web. Também se destaca por sua excentricidade, apresentam um perfil mais imediatista. Querem tudo para agora e não têm paciência com os mais velhos quando estes precisam de ajuda com algum equipamento eletrônico ou algum novo recurso da informática. Esse tipo de atitude sugere que tais jovens terão sérios problemas no mercado de trabalho, quando serão exigidas habilidades para se trabalhar em equipe. O trabalho coletivo demanda respeito e tolerância, virtudes em escassez nos jovens da Geração Z. A tecnologia também molda uma geração que a comunicação é instantânea e nem sempre depende do olho no olho. Mas de certa forma foram os pais que deram essa criação, eles não nascem com essas atitudes, mas são educados dessa maneira.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (112.4 Kb)   docx (21.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com