TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS PRINCÍPIOS E OBJETIVOS DA SEGURIDADE SOCIAL

Por:   •  23/5/2015  •  Relatório de pesquisa  •  3.061 Palavras (13 Páginas)  •  235 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 1]

FACULDADE ANHANGUERA JARDIM ESTORIL

CURSO: SERVIÇO SOCIAL

DISCIPLINA: POLÍTICA DE SEGURIDADE SOCIAL.

Acadêmicas: Liriane R. de Carvalho Souza – RA 404521

 Rafaela Silveira Lot - RA: 404370

      Rogéria Moura de Britto - RA: 404570

Professora: Mary Anabel R. de Duera

POLO BAURU 30/04/2014

INTRODUÇÃO

A seguridade social pode ser considerada uma conquista do povo, pois os direitos que estes possuem estão descritos na Constituição Federal nos artigos 194 a 204 da Constituição Federal. Essa garantia possibilita ao cidadão (ou pelo menos deveria possibilitar na prática) uma qualidade de saúde e assistência Social de qualidade.

O Brasil é um país de grandes proporções e por isso existe uma grande dificuldade em atender toda a população, por esse motivo o papel social se faz cada dia mais relevante.

A pesquisa apresentada tem por objetivo demonstrar a imensurável importância que a seguridade social tem no cotidiano de cada individuo tendo como base o conteúdo disponibilizado bem como o conhecimento adquirido na pesquisa sobre o assunto, e tudo sobre a luz da Constituição Federal.

DOS PRINCÍPIOS E OBJETIVOS DA SEGURIDADE SOCIAL

 O termo seguridade Social pode ser entendido como Políticas sociais de caráter contributivo ou não contributivo que visam auxiliar de forma efetiva o bem estar do cidadão

A Seguridade social pode ser dividida em 3 direitos diferentes que são:

[pic 2]

O único ente da seguridade social que possui um caráter contributivo é a Previdência Social, onde o individuo contribui com uma quantia determinada para ter direito a uma futura aposentadoria, os demais entes possuem natureza não contributiva, ou seja  qualquer posso a pode utilizar se necessário e todos devem contribuir para que seja mantido.

Compete ao pode Publico bem como a sociedade a manutenção e o efetivo funcionamento da assistência social conforme dispõem o artigo 194 da constituição Federal.

Devemos compreender Previdência Social como: um mecanismo social que proporciona a subsistência de um individuo mediante uma contribuição anterior. Já quando pensamos em Assistência Social a proteção não ira depender de algum tipo de contribuição. Assim como acontece no caso da Saúde.

O art. 194 descreve quais os princípios a serem respeitados quando falamos em Seguridade Social que são:

 A seguridade social compreende um conjunto integrado de ações de iniciativa dos Poderes Públicos e da sociedade, destinadas a assegurar os direitos relativos à saúde, à previdência e à assistência social.

I - universalidade da cobertura e do atendimento;

II - uniformidade e equivalência dos benefícios e serviços às populações urbanas e rurais;

III - seletividade e distributividade na prestação dos benefícios e serviços;

IV - irredutibilidade do valor dos benefícios;

V - eqüidade na forma de participação no custeio;

VI - diversidade da base de financiamento;

VII - caráter democrático e descentralizado da administração, mediante gestão quadripartite, com participação dos trabalhadores, dos empregadores, dos aposentados e do Governo nos órgãos colegiados.

Obedecidos todos os princípios e aplicada a política da seguridade social de forma correta sem duvida poderão ser alcançados os objetivos da Seguridade Social, uma saúde de qualidade, uma previdência equilibrada e uma assistência universal.

Desenvolvimento.

Após uma leitura atenta dos textos sugeridos foi possível a compreensão do termo seguridade social como um conjunto de ações que o Poder Público e a sociedade devem se atentar a fim de que os direitos relativos à saúde, previdência e assistência social sejam plenamente atendidos, protegendo o individuo e possibilitando a melhor qualidade de vida possível. Conforme dispõem o art 194 da Constituição Federal: “A seguridade social compreende um conjunto integrado de ações de iniciativa dos Poderes Públicos e da sociedade, destinadas a assegurar os direitos relativos à saúde, à previdência e à assistência social.”

A Seguridade social se divide em três esferas distintas que são: direitos relativos à saúde, a previdência e a assistência social, para que tudo isso seja mantido obrigatoriamente deve existir uma fonte de custei que nada mais é do que o chamado tributo. Tributo pode ser compreendido como uma obrigação compulsória que é instituída por lei. E Portanto não é utilizado em todos os casos da seguridade social de forma compulsória.

Quando pensamos em previdência obrigatoriamente entendemos que é necessária a contribuição para se receber o beneficio, essa contribuição é feita de forma direta e, portanto não constitui tributo. Ex: eu pensando no meu futuro desejo aposentar em 2045 e começo a pagar uma contribuição mensal ao INSS à decisão de pagar esse valo foi minha de forma voluntária e, portanto não constitui tributo.

Já quando pensamos em Saúde e Assistência Social o caráter contributivo advêm do estado e, portanto constitui tributo. Ex: quando pagamos IPVA, IPTU são impostos colocados pelo estado de forma compulsória seremos obrigados a pagar, portanto constitui tributo.

Fato importante a se considerar é quem irá contribuir para que o nosso sistema se saúde e social funcione, essa contribuição encontra respaldo no “principio da solidariedade”, que esta descrita no art. 195 da CF: “A seguridade social será financiada por toda a sociedade, de forma direta e indireta, nos termos da lei, mediante recursos provenientes dos orçamentos da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, e das seguintes contribuições sociais”.

Em resumo isso quer dizer que todos independentemente de utilizarem ou não o sistema de saúde deveram contribuir para que o mesmo seja mantido, isso não quer dizer que aquele que tiver um plano privado como a UNIMED não poderá se valer do SUS para qualquer tipo de problema, o fato de não usar não quer dizer que você perde o direito ao mesmo.

Cada indivíduo deverá contribuir de acordo com aquilo que possui evitando que esse valor venha a prejudicar o sustento da família. Baseado no principio da equidade na forma de custeio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.8 Kb)   pdf (404.2 Kb)   docx (536.1 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com