TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Oque é Justiça?

Artigo: Oque é Justiça?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/8/2014  •  406 Palavras (2 Páginas)  •  1.189 Visualizações

Página 1 de 2

Exercício 1

O que é justiça? O que é ser justo?

R: Justiça significa respeito à igualdade de todos os cidadãos, e é um termo que vem do latim. É o princípio básico de um que tem o objetivo de manter a ordem social através da preservação dos direitos em sua forma legal. É um termo abstrato que designa o respeito o respeito pelo direito de terceiros, a aplicação ou do seu direito por ser maior virtude moral ou material.

A justiça pode ser reconhecida por mecanismos automáticos ou intuitivos nas relações sociais, ou por mediação através dos tribunais. Segundo Aristóteles, o termo justiça denota, ao mesmo tempo, legalidade e igualdade. Assim, justo é tanto aquele que cumprir a lei quanto aquele que realiza a igualdade. Um povo só se torna realmente justo quando conhece, de fato, o real significado da palavra justiça. Em linhas gerais, ser justo é não oprimir nem privilegiar, não menosprezar nem endeusar, não subvalorizar e tampouco supervalorizar. Ser justo é saber dividir corretamente sem subtrair e sem adicionar (sem roubar ou subornar).

Ser justo é não se apropriar de pertences alheios e dar o correto valor a cada coisa e a cada pessoa. Ser justo é estabelecer regras claras sem dar vantagem para uns e desvantagem para outros. Ser justo é encontrar o equilíbrio que satisfaz ou sacrifica, por igual, sem deixar resíduos de insatisfação que possam resultar em desforras posteriores.

Exercício 2

01- O conhecimento pode ser identificado como a capacidade de produzir juízos?

R: Pode ser identificado como a capacidade de produzir juízos sim, pois quanto maior o seu conhecimento maior sua capacidade de julgar mas isso não garante que seu julgamento está correto.

02- Conhecer é tomar contacto com os objetos por meio dos sentidos?

R: Pode-se dizer que sim, porém não completamente por que o sentido pode nos enganar.

03- O conhecimento é uma crença articulada acerca de um objeto e capaz de produzir uma descrição que só se aplique a esse objeto?

R: Sim, porque cada objeto precisa de uma descrição especifica para poder diferencia-lo de outros objetos.

04- Se é verdade que tudo, no mundo, está constantemente a sofrer mudanças, então as cores que vemos e as qualidades que sentimos não se constituem em conhecimento verdadeiro?

R: O conhecimento que nós temos sobre as coisas é um conhecimento parcial por isso não sabemos a verdade plena.

05- Apenas o que é verdadeiro pode ser conhecido?

R: Sim, só o que é verdadeiro existe.

06- O que é conhecimento?

R: Buscar a verdade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com