TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Oque é Pensar Estrategicamente

Monografias: Oque é Pensar Estrategicamente. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/9/2013  •  389 Palavras (2 Páginas)  •  361 Visualizações

Página 1 de 2

O que seria pensar estrategicamente?

Pensar estrategicamente é reconhecer que há incerteza quanto à realização dos objetivos, que há forças adversas e também oportunidades. A partir daí, concebe-se um modo de fazer um esforço no rumo certo e do jeito certo para que as metas sejam garantidas.

Estratégia é a arte e a técnica do estrategista, o comandante e orientador das tropas. Assim, estratégia é a arte do general e que visa, naturalmente, a levar a conquistas. Essa palavra entrou para o mundo dos negócios, vindo da área militar, e tem a ver, obviamente, com os esforços de sobreviver e crescer num mundo marcado pela concorrência

Assim como faz o general, o executivo sábio avalia as condições do ambiente, analisa suas forças e fraquezas e as forças e fraquezas do inimigo, e então toma decisões sobre o que fazer para ganhar a guerra ou evitá-la, ou apanhar o menos possível, o que a situação recomendar.

É através do Planejamento estratégico que o gestor e sua equipe estabelecem os parâmetros que vão direcionar a organização da empresa, a condução da liderança, assim como o controle das atividades. O objetivo do planejamento é fornecer aos gestores e suas equipes uma ferramenta que os municie de informações para a tomada de decisão, ajudando-os a atuar de forma pró-ativa, antecipado-se às mudanças que ocorrem no mercado em que atuam.

O planejamento estratégico é um importante instrumento de gestão para as organizações. Nunca se ouviu falar tanto sobre competitividade, globalização, blocos econômicos, parcerias quanto ouvimos na atualidade. Todos esses fatores citados impactam e devem ser analisados de forma cuidadosa ao tratar de planejamento.

Sejam empresas pequenas, médias e grandes, distribuidores e fabricantes, bancos e instituições sem finalidade de lucro, todos os tipos de organizações devem decidir os rumos que sejam mais adequados aos seus interesses.

Vale ressaltar que o mais importante na utilização do Planejamento Estratégico é o seu estreito vínculo com a administração estratégica nas organizações. Não se pode tratar isoladamente o planejamento estratégico sem entrar no processo estratégico, contribuindo assim de forma mais eficaz com a gestão dos administradores na obtenção dos seus resultados.

omamos decisões assertivas quando estamos mais e melhor informados, porém não há garantia de aplicabilidade e sucesso somente quando possuímos as informações de que necessitamos, mas é fundamental saber organizar, administrar e canalizar essas informações para a execução das atividades que levem ao objetivo desejado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com