TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Organização Da Ação Empresarial

Exames: Organização Da Ação Empresarial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/4/2013  •  1.132 Palavras (5 Páginas)  •  639 Visualizações

Página 1 de 5

Organização da Ação Empresarial.

Existem alguns pontos fundamentais quando analisamos a organização de uma empresa, são eles: estratégia, cultura, recursos e habilidades, estrutura, sistema, pessoal (clientes internos) e a gestão.

A cultura é um processo dinâmico de toda estrutura organizacional e por consequência influencia todos os outros fatores da organização, assim, se torna necessário um esclarecimento sobre essa amplitude, uma vez que abordá-la implica em termos uma ideia do conjunto que compõe a organização de forma geral.

1. Planejamento estratégico.

2. Planejamento tático.

3. Planejamento operacional.

Planejamento estratégico: O planejamento realizado no nível institucional da empresa recebe o nome de planejamento “estratégico”.

Este planejamento forma a primeira função dentro do processo administrativo. Antes que qualquer função administrativa seja executada, a administração precisa determinar os objetivos e os meios necessários para conquistar o alcance. A ação empresarial parte de um planejamento estratégico que contempla a empresa como uma totalidade, afetando-a no longo prazo por consequências.

Planejamento tático: É a função administrativa que determina previamente o que se deve fazer e quais objetivos devem ser alcançados, visa dar condições racionais para que se organize e dirija a empresa ou seus departamentos a partir de certas possibilidades a respeitos da realidade presente a futura.

Planejamento operacional: O planejamento operacional se preocupa basicamente com “o que fazer” e com o “como fazer” no nível em que as tarefas são executadas. Refere-se especificamente às tarefas operacionais do dia a dia

Todos esses planejamentos além se seus devidos significados têm suas características.

Segundo o Prof. Roberto Shinyashiki, a maioria das pessoas não olha para o futuro, ou seja, só percebe seu presente. E o que o professor estar nos mostrando é simplesmente ter uma visão futura, ter uma visão de um administrador que planeja seu presente e além de tudo seu futuro, pois um bom administrador tem uma visão mais aberta de tudo a sua volta, e muitas das vezes isso não acontece e esses acabam com sua carreira de administrador.

Já o Prof. Paulo Barreto dos Santos, pensa que para você conquistar o sucesso no futuro você precisa planejar hoje, você colhe o que plantou para que você tenha o futuro com planejamento em ótimas condições.

A importância do planejamento do administrador que deseja obter sucesso empresarial, precisa ter como objetivo sempre o planejamento estratégico, planejamento tático e planejamento operacional, com esses três focos, podem alcançar o sucesso empresarial e, por consequência o profissional, alem desses focos, podemos também analisar e ter em mente as instruções dos professores Roberto Shinyashiki e Paulo Barreto dos Santos, pois eles também nos mostra como ser um bom administrador de sucesso e com objetivos para nossa vida profissional.

Definição de planejamento

Dizendo de forma simbólica, o planejamento é a definição de um futuro desejado e de meios para alcançá-lo.

O princípio do planejamento é inspirado no esquema de planificação dos países socialistas, do qual se diferencia por não eliminar a concorrência entre empresas no mercado, e exercer um controle mais normativo que imperativo.

Até os anos 30, o planejamento era considerado incompatível com a economia de mercado. Hoje, o planejamento é utilizado nos países capitalistas, sendo comum à intervenção do Estado na economia.

Outra justificativa do planejamento nos países capitalistas é o investimento em certos setores ou atividade que ofereçam lucros duvidosos, e a longo prazo, pelo qual a iniciativa privada não se interessa, ou disponha de capital necessário, tais como: construção de estradas, hidrelétrica etc.

O planejamento supõe a necessidade de um processo de decisão que ocorrerá antes, durante e depois de sua elaboração na empresa. É um processo contínuo, e que tem como características básicas o planejamento que não diz respeito a decisões futuras, mas às implicações futuras de decisões presentes; o planejamento não é um ato isolado; o processo de planejamento é muito mais importante que seu produto final.

DEFINIÇÕES

Cenários | Visão | Conceitos | História | Negócio |

Missão | Princípios | Análise do Ambiente | Organizações | Objetivos |

Estratégias | Controle | Estado da Arte | | |

Conclusão:

Os planejamentos não podem controlar o futuro, mas devem tentar precaver e bloquear as ações presentes e seus resultados que se pode esperar que influenciassem o futuro. Portanto, um a principal função do planejamento é providenciar para que os programas e constatações presentes possam ser usados para aumentar as oportunidades de serem atingidos os futuros objetivos e metas, isto é aumentar significantemente as chances de tomar as melhores decisões hoje que afetarão o desempenho de amanhã. A menos que o planejamento leve a melhor desempenho,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com