TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Orientação empresarial na indústria de alimentos

Artigo: Orientação empresarial na indústria de alimentos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/8/2014  •  Artigo  •  584 Palavras (3 Páginas)  •  213 Visualizações

Página 1 de 3

Orientação empreendedora em indústrias de alimentos: estudo exploratório com médias e grandes empresas do Sul do Brasil

MARTENS, D.P., SALVI, J. E., MARMITT, C., PEREIRA, A. L. B., FREITAS, H. M. R.,BOTH, T.M. Orientação empreendedora em indústrias de alimentos: estudo exploratório com médias e grandes empresas do Sul do Brasil. Revista de Economia e Administração, v.10, n.2, 285-319p, abr./jun. 2011.

http://www.ufrgs.br/gianti/files/artigos/2011/2011_oe_ind_alim_insper_referencia.pdf

Este artigo trata da Orientação Empreendedora (OE), entendida como a postura empreendedora de uma organização. O objetivo do artigo é apresentar um estudo exploratório e qualitativo que buscou compreender como se manifesta a OE em indústrias de alimentos. A revisão teórica é sobre OE e suas dimensões: inovatividade, assunção de riscos, pro atividade, autonomia e agressividade competitiva. A coleta de dados foi realizada em sete empresas da região central do Rio Grande do Sul, por meio de entrevistas semi-estruturadas com o principal dirigente e de questionário aplicado a gestores de demais níveis hierárquicos.

A partir de uma base de 19 indústrias de alimentos de médio e grande porte localizadas na região, algumas foram excluídas considerando que faziam parte do mesmo grupo, restando14 indústrias a serem pesquisadas. Após contato com as empresas, 7 concordaram em participar do estudo. Os dados foram coletados de duas formas: por meio de entrevistas semi-estruturadas com o principal dirigente, buscando verificar como as dimensões da OE se manifestam na empresa, e por meio de aplicação de questionário junto a gestores de diferentes níveis hierárquicos, buscando identificar a frequência com que elementos da OE ocorrem nas empresas.

As entrevistas com os dirigentes foram gravadas e depois transcritas, tendo duração variando entre 40 e 90 minutos. Dois dirigentes não tiveram disponibilidade para fazer a entrevista presencial, mas se dispuseram a responder ao roteiro de entrevista de forma escrita, tendo retornado suas respostas por e-mail. Essa coleta de dados ocorreu entre os meses de setembro e outubro de 2009, tendo como roteiro os elementos das cinco dimensões da OE: inovatividade, assunção de riscos, proatividade, autonomia e agressividade competitiva.

A coleta de dados com os gestores foi realizada numa segunda etapa, por meio de questionário web, contendo os mesmos elementos da entrevista com os dirigentes, com a maior parte das questões com escalas de 1 a 5 (muito raramente a muito freqüentemente, respectivamente), no intuito de representar a freqüência com que os elementos da OE são identificados nas organizações. O número de gestores que participaram da resposta aos questionários variou nas empresas entre 3 e 24, tendo em vista a realidade de cada delas, bem como a disponibilidade dos gestores contatados.

A análise dos dados qualitativos foi feita a partir da leitura das transcrições e escuta dos áudios, visando sua revisão. As duas entrevistas respondidas por e-mail foram lidas de forma bastante atenta visando identificar eventual necessidade de informação complementar, o que não foi necessário. Os dados foram analisados fazendo uso de técnicas de análise de conteúdo, buscando compreender os dados obtidos e categorizá-los de acordo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com