TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Origins Of Us - Cérebro

Artigo: Origins Of Us - Cérebro. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/5/2014  •  652 Palavras (3 Páginas)  •  200 Visualizações

Página 1 de 3

O formato do rosto, o andar sobre duas pernas, a maneira que vemos o mundo. O que nos torna a pessoa que somos? Viver uns com os outros moldaram nosso cérebro, tornando-o maior e mais inteligentes. A forma em que nosso cérebro vive hoje nossa maneira de pensar, sentir e agir é uma consequência direta da luta dos nossos ancestrais pela sobrevivência.

Nosso ossos e tecidos não são tão diferentes dos nossos parentes mais próximos, os chimpanzés, no sentido que temos em nossas mentes. Somos seres pensantes, temos capacidade de pensar, imaginar e criar, tornando este fato importante para mudar o mundo, refletindo sobre nossa própria existência.

O surgimento do ser humano é um dos grandes mistérios que foi enfrentado pela religião e filosofia e ciência. Fragmentos mostraram que somos de uma família grande antiga de seres humanoides. Os crânios de nossos ancestrais mostra claramente um aumento no tamanho do cérebro, e essas mudanças é importante, pois definiu a nossa história na nossa jornada evolutiva.

O primeiro a sair da África sobre duas pernas foram os Australopithecus, e milhões de anos depois os homo erectus com um físico alto e moderno, durante esse tempo nosso cérebro foi evoluindo, tendo hoje quase 4 vezes o volume, dos nossos ancestrais, mudando a nossa forma de pensar e agir.

Considera-se que essas mudanças foram a luta pela sobrevivência na África, na savana no habitat árido. Que o cérebro maior permitiu a nossos ancestrais um comportamento altamente flexível e evoluir para ser adaptável, para poder sobreviver e prosperar em habitats variados.

Nossos olhos são os únicos a mostrar os brancos dos olhos, com apenas um olhar uma expressão é possível saber quando alguém está triste ou feliz, se é sincero ou está mentindo. Essa capacidade significa que nem sempre acreditamos no que ouvimos, dando-nos a capacidade de perceber o que os outros estão pensando é exclusiva nossa e acelera nossa capacidade de adivinhar ações um dos outros. Essa ideia está relacionada a uma das ideias mais importantes que surgiu na história evolutiva, aprender a fabricar de ferramentas.

O uso de ferramentas na cultura homo erectus foi importante, como as ferramentas de abater carne, e se proteger, e se espalhando para novas áreas buscando alimento e abrigo nos dando através de ferramentas a capacitação de aprendizado um com os outros dividindo o conhecimento.

A linguagem também foi um dos fatores, que nos ajudou a dividir ideias, melhorando o conhecimento e a cultura daqueles que nos precederam. Com o tempo nosso cérebro evoluiu para ser maior que o dos nossos ancestrais.

Com o aumento do cérebro teve também suas consequências, tornando-nos os únicos seres a precisar de ajuda para dar à luz. O tamanho do cérebro dos bebês é maior que a passagem na vulva, tendo que fazer bastante esforço para o nascimento, fazendo que o cérebro do bebê ante que fique pronto, ficando totalmente indefesos para, sendo necessário cuidados até um 8 anos de idade quando o cérebro chega a seu tamanho máximo.

Em um pisca de olhos criamos um mundo para nós que mudou radicalmente, pois por milhares de anos nossos ancestrais viviam uma vida simples, fabricando ferramentas de pedra e madeira, e olhando hoje, se olharmos o que construímos é imenso, com a tecnologia e construções. Parece inacreditável que somos a mesma espécie que fazia as ferramentas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com