TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Orçamento Empresarial

Monografias: Orçamento Empresarial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/11/2013  •  1.186 Palavras (5 Páginas)  •  227 Visualizações

Página 1 de 5

2 DESENVOLVIMENTO

O orçamento é considerado algo primordial na organização de uma empresa, e deve ser baseado no compromisso de seus gestores em cumprir as metas estipuladas.

O orçamento é um plano financeiro, e tem por finalidade fornecer dados sólidos para a melhor tomada de decisões dentro de uma empresa.

2.1 CONCEITO DE ORÇAMENTO

O orçamento diz respeito à área das finanças e economia, é a quantidade de dinheiro necessário para atender a certas despesas de uma empresa.

Em toda a empresa é necessário controlar seus gastos e aumentar sua receitas, é através de dados levantados em todas as áreas da empresa que são elaborados os orçamentos.

É através desses orçamentos que existirá um controle dos custos e gastos e uma projeção de vendas, evitando assim desperdícios e até mesmo desvios de dinheiro dentro de uma entidade, e isso é muito importante frente ao mercado competitivo atual.

Cabe à parte executiva da empresa e seus diretores, estabelecer o planejamento, preparação e controle do orçamento de uma entidade, definindo também seu período de abrangência, dependendo sempre da atividade desenvolvida, grandeza e perspectiva de crescimento.

Um bom planejamento orçamentário engloba todas as áreas dentro da empresa, seguindo como principais informações: Projeção para o futuro ( gastos, ganhos, perdas, estimativas de investimentos, receitas; Expressão monetária (expresso em valores monetários); Flexibilidade ( adaptado as tendências atuais do mercado); Comprometimento (ser realista e integro); Completude; Oportunidade ( deverá ser feito em tempo hábil a ser cumprido no prazo estabelecido); Uniformidade ( apresentar períodos anteriores a fim de comparar os períodos); Controle ( evidenciará valores orçados e realizados, para as correções futuras para atingir as metas estipuladas nele).

2.1.1 Orçamento Geral

O Orçamento é a organização e planejamento financeiro para uma empresa ou até mesmo para um governo.

Um Orçamento Empresarial é um plano que abrange todas as movimentações financeiras, receitas e despesas de uma empresa durante um período, pode ser anual, trimestral ou mensal. Através desses dados a administração poderá fazer um planejamento, e tomar decisões para atingir uma meta em comum.

O Orçamento deve ser feito sempre com base em previsões, é uma ferramenta a mais para os gestores, onde eles conseguem controlar o desempenho dentro da empresa. Mas para que ele seja bem elaborado necessita de dados e recursos, após elaborado também é necessário que seja feito o controle desse orçamento.

Cabe a cada empresa analisar as vantagens e desvantagens do orçamento, por isso surgem novos modelos de orçamentos que se enquadram conforma a atividade ou levantamento que se pretende fazer, pode citar:

• Orçamento Estático é em geral o orçamento mais utilizado, nele os dados orçamentários são elaborados a partir do volume de vendas, e por meio delas são determinados os volumes de atividades e os setores da empresa;

• Orçamento Ajustado é aquele que pode ser ajustado caso haja alguma grande mudança na expectativa de uma variável fundamental;

• Orçamento Contínuo é aquele que torna o orçamento mais flexível.

• Orçamento Base Zero é aquele orçamento mais rígido, é utilizado como uma das principais ferramentas na avaliação do desempenho dos gestores.

• Orçamento de Tendências é usado na elaboração das peças orçamentárias como método para calcular os valores orçados.

2.1.2 Orçamento Flexível

Orçamento Flexível é um conjunto de orçamentos que podem ser ajustados para qualquer atividade e não apenas para determinado tipo de atividade.

Assim sendo é feito apenas o orçamento dos dados unitários, e as quantidades a serem assumidas seriam as que realmente acontecem, no entanto o orçamento flexível dificulta um pouco o processo orçamentário, pois nem sempre consegue antecipar o que vai acontecer.

2.2 PONTOS POSITIVOS DO ORÇAMENTO PARA A GESTÃO

Através do orçamento e planejamento a empresa terá informações e bases sólidas para a tomada de decisões, podemos ver como pontos positivos do orçamento:

• Orientação para onde direcionar os recursos;

• Aprimorar o hábito de um planejamento antes de qualquer tomada de decisões;

• Participação maior dos diretores, gerentes e responsáveis na elaboração e levantamento de dados para a elaboração de planos e metas a serem atingidas;

• Acompanhamento e controle dos valores orçados e os custos reais;

• Correção

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com