TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Domínios do Parentesco Filiação, Aliança matrimonial, Residência

Por:   •  15/10/2019  •  Resenha  •  4.678 Palavras (19 Páginas)  •  1.411 Visualizações

Página 1 de 19

Introdução

Os domínios do parentesco vem através de Augé mostrarem qual a natureza da relação entre o parentesco e os outros sectores de representação. A obra mostra o que significa, a assimilação do parentesco a uma linguagem ou a sua definição como região dominante em certos tipos de sociedade. Dá no a conhecer as regras que regem o casamento voltadas mais para as sociedades presentes em áfrica.

 

Índice

Universidade pedagógica

Escola Superior de Contabilidade e Gestão

Marc Augé

Os Domínios do Parentesco

Filiação, Aliança matrimonial, Residência

Resumo

Maputo

Parentesco e Filiação

Filiação directa – constata-se que dois indivíduos são parentes pelo facto de um descender do outro está relação é possível ver nas nossas casas o que acontece connosco e nossos pais, dá-se também o caso de dois ou mais indivíduos afirmarem que descendem de um antepassado comum e nesta situação o parentesco entre os indivíduos pode ser real ou fictício.

Parentesco real – O laço social que se estabelece esta sobre um laço biológico de consanguinidade.

Parentesco fictício – Afirmam que são parentes comportam-se como tal mas não contem uma ligação biológica. Exemplo: Uma família de origem estrangeira acolhida e depois ao fim de um certo número de gerações, assimilada «em bloco» pelo grupo de parentesco no qual se instalou; todos os seus membros se consideram como tendo a mesma filiação que o grupo que os acolheu e serão tratados como autênticos descendentes do antepassado deste ultimo. (Augé, 1978 , p. 14)

Parentesco mítico – Esse tipo de filiação existe apenas na consciência dos homens, e isso é bom na medida que determina e mostra um certo tipo comportamento afectivo. Exemplo: Em Africa é frequente em algumas sociedades de clãs, todos os membros do clã reconhecem a existência de um mesmo antepassado mítico mas é impossível de reconstituir uma linha genealógica precisa e só é possível verificar o antepassado conhecido e nomeado da linhagem, e esse é considerado como um descendente do antepassado mítico, então os antepassados da linhagem são considerados como irmãos uma vez que todos provem do antepassado mítico.

Parentesco e consanguinidade

Parentesco- é a relação que une duas ou mais pessoas por vínculos genéticos ou sociais.

Se a união for por um laço de sangue denominam-se parentes consanguíneos, e se for por uma relação de proximidade sem um vínculo consanguíneo são parentes por afinidade.

Segundo Augé filiação é o princípio que governa a transmissão de parentesco, e podemos encontrar três tipos de filiação.

  • Filiação unilinear;
  •  Dupla filiação
  • Filiação indiferenciada ou bilateral.

Filiação unilinear – a que considera-se apenas uma linha de ascendência excluindo as outras essa linha pode ser paterna ou materna.

Dupla filiação unilinear – a que consideram as duas linhas, mas atribuindo-lhes funções distintas.

Filiação indiferenciada ou bilateral – a que se reconhece ao mesmo tempo as duas linhas e são tratadas de modo igual.

 Segundo Augé a qui em áfrica o princípio mais usado e o da filiação unilinear onde se privilegia uma única linha, se é do pai o parentesco será transmitido entre os homens de pai para filho, se perdendo assim entre as mulheres. Exemplo: a família Banck tem quatro filhos dos quais 2 são rapazes quando os filhos casarem as mulheres da família Banck herdarão os apelidos dos seus maridos e os seus filhos também, más os homens da família Banck farão com que seu nome se mantenha por mais gerações. E se for da mãe o parentesco será transmitido de mãe para filha sendo que os filhos herdam a parentesco através do seu tio materno. Augé também afirma que não existe uma filiação unilinear pura.

Linhagem

Linhagem- é um grupo de filiação unilinear em que todos os membros se consideram como descendentes de um antepassado em comum, quer em linha agnática que é a patrilinhagem quer em linha uterina que é a matrilinhagem.

Na linhagem é possível descrever ligações genealógicas que os ligam uns aos outros de forma a retomar ao antepassado e existem quatro tipos de linhagem:

  • Linhagem máxima;
  • Linhagem maior;
  • Linhagem menor;
  • Linhagem mínima;

  Augé apresentam alguns critérios que ajudam a compreender a diversidade das linhagens tais como:

  • Unidade da residência (bairro, aldeia, grupos vizinhos).
  • Unidade de pose de terra (direito de uso colectivo sobre uma parte do território do clã).
  • Unidade de entreajuda (cooperação nos trabalhos colectivos e também no casamento)
  •  Unidade jurídica e política (existência da autoridade dos mais velhos, solidariedade assistência mutua e também responsabilidade colectiva em caso de conflito ou de delito praticado por um dos membros).
  • Unidade religiosa (culto do antepassado ou dos antepassados da linhagem, ofertas, rituais feitas pela patriarca em nome de todos)
  • Unidade de política matrimonial.

 Segundo Auge (1978,p 30 apud P.Mercier) «Linhagem é uma unidade social, económica, religiosa, expressa por uma genealogia precisa em que as tenções internas que antecedem as clivagens e as segmentações estão sempre presentes».

Linhagens e linhas de filiação

Muitas vezes uma linhagem em expansão demográfica, pode dividir-se em vários ramos que também são conhecidos como linhas de filiação não existe uma separação mas acaba surgindo uma distinção entre elas, que surge da necessidade de constituir unidades mais fáceis de controlar na vida do dia-a-dia quer pela necessidade de definir diferenças estatutárias no interior da linhagem; nesta situação apesar de continuarem a se referir a o mesmo antepassado quando se trata de cooperar entre as diferentes linhas de filiação exprimem por outro lado a sua relativa autonomia se referindo ao ascendente mais próximo que originou cada uma delas. Exemplo: dentro de uma mesma linhagem pode se distinguir uma linha de filiação primogénita que agrupa todos os descendentes de um filho mais velho do antepassado e uma linha mais jovem que reúne todos os descendentes de um filho mais novo do antepassado (Augé, 1978 )

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.5 Kb)   pdf (224.9 Kb)   docx (23.9 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com