TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os movimentos sociais da america latina em questão resumo

Por:   •  25/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  603 Palavras (3 Páginas)  •  1.546 Visualizações

Página 1 de 3

Os Movimentos Sociais da America Latina em Questão:

Na década de 90 surgem diferentes movimentos sociais, na política latino-americana, alguns deles não são novos é que nesse momento eles se tornam mais expressivos e sendo conhecidos para alem de seus países de origem. No Brasil,como o Movimento dos trabalhadores sem terra, na Argentina, urbanos como piqueteiros e como os movimentos indígenas na Bolívia, Peru, Equador e México.

Os movimentos sociais demonstram muita variedade e inconstância, mas o que tem em comum é a reação ao neoliberalismo que tem se apresentado de formas distintas e aplicada com intensidade variada nos países latinos- americanos.

N a Argentina foi um caso exemplar de uma política neoliberal levada ao extremo, que o efeito foi devastador, dando origem a crise de 2001, provocando a explosão do desemprego e um empobrecimento generalizado.

O impacto negativo do neoliberalismo não afetou só a classe operaria,mas também as classes medias e grupos de burguesia dependente e vinculados ao mercado interno.

 O que é denunciado por esses movimentos são os tratados de livre comercio, a ingerência dos organismos multilaterais sobre as políticas governamentais, são antiimperialistas e  criticam o capitalismo neoliberal, defendem um Estado onde é  reconhecido  sua autodeterminação, eles querem uma organização flexível, adaptativa e não autoritária que dirija o poder na busca de metas sociais, muitos desses movimentos sociais emergem e se mobilizam para reescrever as regras institucionais do jogo  e do poder político.redefinindo assim o próprio jogo ,para que  de modo crescente, incluam e se baseiem em novas regras democráticas do poder social/civil.

Exemplos da relação entre neoliberalismo e movimentos sociais, são também evidentes na Bolívia, como a Marcha Indígena  pelo Território e a Dignidade, a guerra da água de Cochabanba, contra a privatização do serviço municipal de água e as guerras do gás para a America do Norte. Esses exemplos indicam que esses movimentos manifestam uma critica ao neoliberalismo, sinalizam que as criticas e resistências à política neoliberal provocou mudanças e adaptações no  neoliberalismo, contribuindo para deslegitimá-lo política e ideologicamente, bem como para modificar o cenário político, por meio da eleição de partidos de centro-esquerda.

Esses movimentos possuem uma abrangência social ampla, o exemplo de Oaxaca, os mobilizados são, a um só tempo, indígenas, mulheres, jovens e trabalhadores urbanos  no caso boliviano, se tem o  caso do sindicalismo mineiro (operários), e dos camponeses produtores de coca. Isso indica que para alem dos pertencimentos de ordem étnica, de gênero, geracional é possível identificar um caráter de classes nesses movimentos, assim a luta a um só tempo, contra a opressão econômica, de um lado, e contra a opressão sócio-cultural de outro.

Outras experiências de categorias ou universos distintos, presentes também no caso argentino,   verifica-se  confluência entre trabalhadores,desempregados e classe media, que passam por um processo de pauperização.

No caso brasileiro, a composição social do MST que inclui desempregados urbanos e trabalhadores informais e camponeses expulsos de suas terras, estes se juntam ao MST. Esses movimentos, tão diversos em sua composição social e em suas demandas, se diferenciam em termos correntes e tendências político-ideológicas, bem como suas formas de atuação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (53.4 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com