TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO DE INTERVENÇÃO SOBRE NORMAS E ROTINAS HOSPITALAR

Por:   •  13/11/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.575 Palavras (7 Páginas)  •  800 Visualizações

Página 1 de 7

FACULDADE CATÓLICA NOSSA SENHORA DAS VITÓEIAS

CURSO: BACHERELADO EM SERVIÇO SOCIA

DISCIPLINA: ESTÁGIO SUPERVISIONADO II

6º PERÍDO

PROJETO DE INTERVENÇÃO

PARA UMA BOA CONVIVÊNCIA COM A INSTITUIÇÃO SEGUIR AS NORMAS E ROTINAS É A MELHOR OPÇÃO.

ASSU/ RN

2015

FACULDADE CATÓLICA NOSSA SENHORA DAS VITÓEIAS

CURSO: BACHERELADO EM SERVIÇO SOCIAL

DISCIPLINA: ESTÁGIO SUPERVISIONADO II                              6º PERÍDO

PROJETO DE INTERVENÇÃO

PARA UMA BOA CONVIVÊNCIA COM A INSTITUIÇÃO SEGUIR AS NORMAS E ROTINAS É A MELHOR OPÇÃO.

Aprovado em __________/_______/________

SUPERVISORES

___________________________________________________________

Supervisora Acadêmica

Raira Polianna da Silva Oliveira – FCNSV

_____________________________________________________________

Supervisora de Campo

Alana Katiane Nepomuceno de Farias – CRESS/RN 3583

ASSU/RN

2015

FACULDADE CATÓLICA NOSSA SENHORA DAS VITÓEIAS

CURSO: BACHERELADO EM SERVIÇO SOCIA

DISCIPLINA: ESTÁGIO SUPERVISIONADO II

6º PERÍDO

PREOJETO DE INTERVENÇÃO

PARA UMA BOA CONVIVÊNCIA COM A INSTITUIÇÃO SEGUIR AS NORMAS E ROTINAS É A MELHOR OPÇÃO.

ESTAGIÁRIAS:

ANNA RAQUEL VITELBINO DA NÓBREGA

AMANDA GABRIELLY MACEDO ANDRADE

ELIANE FERREIRA DA SILVA DE SOUZA

ASSU/RN

2015

Sumário

Apresentação

05

Justificativa

06

Objetivo Geral

07

Objetivos Específicos

71

Metodologia

08

Recursos Humanos

09

Orçamento

9.1

Avaliação

 10

Cronograma de Execução

  11

Apêndice

  12

Anexos

13

Referências Bibliográficas

14

Apresentação

A partir de nossa observação durante o estágio Supervisionado I, no HRNIS tivemos uma grande oportunidade de acompanhar de perto o trabalho executado por nossa supervisora de campo Alana Katiane N. de Farias; percebemos que o diálogo e as trocas de informações entre funcionários, usuários e acompanhantes são mal compreendidas por isso sentimos a grande necessidade de intervir junto à instituição na tentativa de melhorar o diálogo entre os usuários e profissionais para que todos possam trabalhar em conjunto melhorando assim o desempenho do funcionamento da instituição.

O projeto de Intervenção de Serviço Social apresentado à instituição do HRNIS tem como principal objetivo informar e orientar os usuários e funcionários sobre as normas e rotinas da referida instituição. O projeto será implantado no Hospital Regional Nelson Inácio dos Santos, que fica localizado na região de vale do Assu. Sua área de abrangência é Municipal e Regional, sendo a segunda unidade Regional de saúde pública, do RN. Prestando serviços para a população da cidade de Assú e cidades vizinhas, sendo que onze municípios são compactuados com o HRNIS que são: Ipanguaçu, Itajá, Carnaúbas, Alto do Rodrigues, Pendências, Paraú, Angicos, São Rafael, Fernando Pedrosa, Porto do Mangue, Triunfo Potiguar.  O funcionamento é 24 horas é um hospital geral cuja administração é realizada por gestão estadual, tendo como natureza da organização a administração direta da saúde (Ministério da Saúde - MS, Secretaria Estadual de Saúde - SES, Secretaria Municipal de Saúde – SMS), sua vinculação é administrativa (mantenedora), com o Governo do Estado do Rio Grande do Norte. Tendo o SUS como seu principal instrumento de ação e acolhimento aos a todos os usuários, compreendendo o SUS como uma estratégia, o Projeto de Reforma Sanitária tem como base o Estado democrático de direito, responsável pelas políticas sociais e, consequentemente, pela saúde.

O conceito de saúde contido na Constituição Federal de 1988 e na Lei nº 8.080/1990 ressalta as expressões da questão social, ao apontar que “a saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação” (CF, 1988, artigo 196) e indicar como fatores determinantes e condicionantes da saúde, “entre outros, a alimentação, a moradia, o saneamento básico, o meio ambiente, o trabalho, a renda, a educação, o transporte, o lazer e o acesso aos bens e serviços essenciais; os níveis de saúde da população expressam a organização social e econômica do País” (Lei nº 8.080/1990, artigo 3º).

Justificativa

Esse projeto surgiu após algumas observações feitas pelas estagiárias do curso de Serviço Social da Faculdade Católica Nossa Senhora das Vitórias decorrente do Estágio Supervisionado I, Nossa análise foi feita através das práticas executadas pelos profissionais do HRNIS que conduzem muito bem suas funções e que nem sempre suas são desempenhadas devido à falta recursos, causando assim algumas dificuldades no desenvolvimento do trabalho das Assistes Sociais.    

Pensando nisso é que elaboramos este projeto para orientar funcionários e usuários e suas família (acompanhantes e visitantes), pois devido às observações obtidas do estágio observatório constatamos a necessidade deste projeto que é conhecer o papel desempenhado pelo acompanhante hospitalar, seu comportamento, o estresse, que os mesmos têm com a relação aos pacientes/equipes de saúde, e instituição. A relação de usuários, funcionários e instituição onde a falta de informações é constante gerando sempre crises e problemas que se apresentam nessas relações; o papel do profissional do Serviço Social como agente mediador e interventor das relações observadas. Leis que regulamentam a presença dos acompanhantes na instituição de saúde. Conclui-se que há necessidade de metodologia e análise para esclarecer as atribuições do acompanhante, conhecimento da política das instituições de saúde e a maneira como o assistente social poderia contribuir nessas relações de forma mais efetiva. Então esperamos contar com a colaboração e compreensão, da referida instituição. Seguindo todas as orientações que serão apresentadas neste projeto que tem como seu principal objetivo orientar e informar, sobre direitos e deveres e das principais normas internas do Hospital.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12 Kb)   pdf (289.5 Kb)   docx (118.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com