TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO TEMPO VERDE

Trabalho Universitário: PROJETO TEMPO VERDE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/11/2013  •  1.807 Palavras (8 Páginas)  •  261 Visualizações

Página 1 de 8

I. INTRODUÇÃO

O presente projeto tem como objetivo apresentar a proposta de uma empresa sustentável, tendo em vista a realidade amazônica observando suas características sócio-ambientais, culturais e regionais.

Desta forma surge o Amazon Tupã Eco-Resort, uma empresa do ramo hoteleiro que prima pela excelência através da responsabilidade sócio-ambiental, valorizando a cultura, fauna, flora e principalmente o povo amazônico.

O Resort estará localizado em Mosqueiro uma ilha fluvial localizada na costa oriental do rio Pará, no braço sul do rio Amazonas, em frente à baía do Guajará. É um distrito administrativo do município de Belém e distancia-se 44,5 Km de Belém e 77 km do terminal no Bairro de São Braz (Belém continental) até o terminal no Bairro da Vila, na ilha do Mosqueiro. Possui uma área de aproximadamente 212 km², dos quais serão utilizados 5 hectares para o empreendimento.

Oferecerá a seus hóspedes uma completa imersão no mundo amazônico, dando-lhes a oportunidade de conhecer os projetos implementados visando a sustentabilidade, como também de apoiar a preservação da floresta aderindo ao programa “Adote uma Árvore”, e assim ter momentos fantásticos em um ambiente onde a beleza amazônica é o principal atrativo.

Assim como na língua “tupi-guarani” Tupã significa a manifestação do deus supremo na forma do som do trovão. O Amazon Tupã Eco-Resort é a estrondosa manifestação da necessidade de valorização do povo, de sua cultura e da biodiversidade.

II. ANÁLISE DE CONTEXTO

No Brasil, segundo o Instituto Brasileiro de Turismo - EMBRATUR, o ecoturismo movimenta 300 milhões de dólares e corresponde a 1% do produto turístico brasileiro, cerca de 0,5% do mercado – em torno de 500 mil pessoas.

O Ecoturismo apresenta um grande potencial de crescimento no Brasil, estimativas da EMBRATUR apontam uma demanda de 10 vezes a atendida atualmente, de 500 mil pessoas, com crescimento de 10% ao ano, tem-se um mercado potencial de 5 milhões de pessoas. Visando esse mercado, o órgão desenvolve, hoje, o PROECOTUR o qual visa desenvolver o turismo na região da Amazônia Legal, principalmente, o Ecoturismo, por meio de ações e estudos sistemáticos de levantamento de atrativos, participação da população local e definição de diretrizes para um desenvolvimento sustentável.

O turismo no estado do Pará tem grande potencial em diversos seguimentos, o ecoturismo engloba atividades diversas ligadas à natureza e representa 12,3% das ofertas do estado do Pará. Sendo que neste a grande maioria dos pacotes oferecidos, 80% são de interesse geral, ou seja, estão baseados nos atrativos naturais, paisagísticos e culturais. (Paratur, 2007).

Segundo o Programa de Turismo para o estado do Pará o turismo evidencia-se como uma nova proposta de desenvolvimento para o estado, sendo fonte geradora de ocupação e renda, proporcionando melhoria da qualidade de vida, além de ser um agente de resgate e valorização histórico cultural, conservação ambiental e fortalecimento dos princípios de sustentabilidade. Sendo assim, ao considerar a riqueza de atrativos da Amazônia paraense e seu grande apelo sobre mercados emissores de turistas e o crescimento dos seguimentos de viagens voltados para a natureza, o Pará apresenta condições significativas para que o turismo seja importante instrumento de desenvolvimento econômico e social.

Ainda segundo a Paratur, existe no Pará um forte déficit de condições para valorizar e aproveitar integralmente os recursos e atrativos disponíveis. A estrutura empresarial do setor turístico paraense é formada na sua maioria por empresas (hotéis, operadoras, etc.) de pequeno porte e de propriedade familiar, que movimentam, salvo algumas exceções, volumes de negócios reduzidos. Estas características limitam a capacidade das empresas turísticas paraenses. A oferta de serviço turístico paraense é pequena, extremamente concentrada em alguns poucos destinos turísticos e os empreendimentos são bastante simples.

Portanto, observa-se a necessidade da implementação de empreendimentos que venham suprir as carências encontradas.

III. APRESENTAÇÃO DO SERVIÇO

O Amazon Tupã Eco Resort oferece hospedagem com pensão completa, dispõe de 300 confortáveis apartamentos divididos em individuais, duplos, triplos e quádruplos nas categorias standard, superior, suíte e chalé de acordo com a preferência do turista. Possui uma diversificada área de lazer que inclui uma piscina, academia, SPA, loja de artesanato regional, uma galeria para exposições de cenários históricos da cultura paraense e da região amazônica como um todo. Um exótico restaurante voltado para gastronomia paraense com espaço para apresentações culturais. Área florestal para prática de Trilhas ecológicas e arvorismo, uma área para camping e área para pesca esportiva.

Tem como diferencial o Espaço Potencialidades da Amazônia sendo que este possui o espaço florestal, o qual demonstra a riqueza das espécies da flora amazônica, contendo um herbário que dispõe de xiloteca e carpoteca (apêndice a e b) e o espaço mineral (apêndice c) tendo a finalidade de mostrar a riqueza mineral da região. O Amazon Tupã apóia e desenvolve projetos como “Adote uma árvore” (apêndice d) e o projeto a longo prazo “Biodiversidade da Amazônia” (apêndice e) contribuindo para o desenvolvimento sustentável da floresta.

O Resort disporá ainda de um salão grande, podendo tornar-se seis sofisticados salões pequenos para eventos. Cada salão pequeno receberá o nome de um pólo turístico do Pará: Tapajós, Marajó, Amazônia-Atlantica, Xingu, Araguaia-Tocantins e Belém. Serão priorizados eventos voltados para o desenvolvimento regional.

Para os hóspedes que desejam aprender um pouco dos envolventes ritmos paraenses o Resort dispõe de uma sala de dança com profissionais qualificados para ensinar as danças que fazem parte da cultura regional.

O Amazon Tupã dispõe ainda de heliporto e uma enfermaria. Oferece pacotes diversificados os quais integram o turista as maravilhas da Amazônia. Os preços dos pacotes (apêndice f) variam de acordo com o número de dias e das atividades realizadas que inclui trilha ecológica, arvorismo, tirolesa, pesca esportiva, canoagem, banho de rio, camping entre outros.

IV. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

A estrutura organizacional do resort está baseada nas funções administrativas, discutidas a seguir para melhor compreensão das idéias propostas.

PLANEJAMENTO

Segundo Maximiano (2006, p. 79), “o processo de planejar é a ferramenta

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com