TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTUDO DE CASO - O MAIOR PROJETO DE TODOS OS TEMPOS

Artigo: ESTUDO DE CASO - O MAIOR PROJETO DE TODOS OS TEMPOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/10/2014  •  448 Palavras (2 Páginas)  •  1.869 Visualizações

Página 1 de 2

O MAIOR PROJETO DE TODOS OS TEMPOS1

Em 1961, John F. Kennedy, o 35º Presidente dos Estados Unidos, propôs à nação a meta de uma viagem tripulada à Lua antes do final da década. Ele disse: “Acredito que esta Nação deva comprometer-se com a meta de, antes que década termine enviar um homem à Lua e trazê-lo de volta em segurança”.

Ao fazer a proposição, Kennedy disse também que “escolhemos ir à Lua não porque seja fácil, mas porque é difícil”.

A viagem tripulada à Lua era a meta do Programa Apollo. A NASA (National Aeronautics and Space Administration) desenvolveu o programa Apollo com três partes:

1. Nave Apollo – Uma nave para levar astronautas até a órbita da Lua e trazê-los de volta.

2. Módulo lunar – um veículo de excursão lunar para levá-los dessa nave até a superfície e trazê-los de volta à órbita da Lua.

3. Saturno V – Um veículo de lançamento, para colocar tudo isso em órbita da Terra e dar o impulso para a viagem à Lua.

Em 1963, John Kennedy foi assassinado. Seus sucessores Johnson e Nixon prosseguiram com seu projeto. Em 1967, o Saturno V subiu pela primeira vez. Era um projeto liderado pelo engenheiro alemão Werner von Braun, que tinha construído as bombas V-2 durante a Segunda Guerra Mundial. O Saturno tinha 360 pés de altura, produzia 7,5 milhões de libras de empuxo e podia colocar 285.000 libras na órbita da Terra. Em julho de 1969, como Kennedy previra, dois americanos, viajando na Apollo XI, desceram na Lua e voltaram em segurança ao planeta Terra. Antes da grande viagem, outros astronautas já haviam ido à Lua, sem pousar, para testar o equipamento.

ESTUDO DE CASO - O MAIOR PROJETO DE TODOS OS TEMPOS

1 – Qual é o problema?

Entendo que o problema foi a falta de Planejamento. O planejamento de uma forma incorreta fez com que o ganho fosse baixo. Tanto que a viagem não foi mais feita.

2 – Qual é a estratégia?

Com a intenção de enviar o homem à lua e trazê-lo de volta com segurança, o Estados Unidos de se tornar um país de referencia obtendo poder e liderança, de tal forma como o texto aponta o poderoso efeito exercido sobre a economia, a tecnologia e o moral dos Estados Unidos, bem como os desdobramentos da exploração espacial, como o uso dos satélites artificiais para a comunicação.

3 – Qual a semelhança (ou diferença) em relação a uma empresa?

As empresas têm metas e objetivos de se tornarem lideres e referencia no mercado e para isso é necessário Planejar e traçar metas, foi isso que o Estados Unidos fez, mesmo que o projeto foi mal planejado, mas a intenção de se tornar líder e referencia existiu.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com