TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROVA ON LINE PPGP

Trabalho Escolar: PROVA ON LINE PPGP. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/6/2014  •  957 Palavras (4 Páginas)  •  368 Visualizações

Página 1 de 4

Com relação ao Estado neoliberal podemos afirmar:

I-A agenda neoliberal segundo seus defensores argumentavam que era necessário desregular os mercados visto que o número excessivo de regras e controles estatais sobre a economia inibia os investimentos privados.

II – As privatizações eram realizadas sob a alegação que as empresas de propriedade do Estado rem ineficientes e deficitárias em vistas das leis de mercado.

III - As palavras neoliberalismo e globalização foram repetidas de maneira insistente

durante a década de 1990.

IV - Os princípios do laissez-faire,referia-se a abertura dos mercados nacionais para aconcorrência internacional, como única forma de produzir umamodernização de todos os setores da atividade econômica,conferindo-lhes eficiência e competitividade.

Escolha uma:

a.

F,F,V,V

b.

F,F,F,V

c.

V,F,V,F

d.

V,V,V,V

Em relação ao Estado socialista podemos afirmar como sequência CORRETA:

I - As características do Estado socialista são facilmente identificáveis, pois contrastam fortemente com as do Estado liberal.

I I- Podemos afirmar que a primeira característica fundamental do Estado socialista é o controle estatal de todo o processo produtivo

III - O Estado socialista reivindicou a representação dos interesses da minoria trabalhadora – dos campos e das cidades –, antes oprimida pelos capitalistas.

IV - O partido comunista , criado pelo Estado socialista, possuía grande poder e qualquer discordância em relação à sua atuação e à direção do partido comunista era ser considerada desvio e traição e, como tal, seria punida.

Escolha uma:

a.

F,F,V,F

b.

V,V,F,V

c.

F,V,F,V

d.

V,F,V,V

Marque a sequência CORRETA

I – O poder judiciárioé aquele que desempenha o papel fundamental de mediar a relação entre aquele que manda (o governante) e aqueles que legislam (a assembleia).

II - O poder legislativo é, indubitavelmente, o poder central e fundamental doEstado, já que lhe cabe a execução das leis a serem seguidas por toda a coletividade.

III-O poder executivo é o governo que, por meio do seu aparato coercitivo, garante o cumprimento das decisões dos outros poderes e executa as políticas do Estado.

IV – O poder executivo pode assumir diferentes faces, conforme o local em que esteja instalado.

Escolha uma:

a.

F,V,V,F

b.

V,V,F,F

c.

V,F,V,V

d.

F,F,V,V

Segundo Weber, o poder do Estado é de caráter monopolista, sendo que o pensador italiano Norberto Bobbio destaca ainda duas características exercidas pelo poder que impõe a estatal. São eles:

Escolha uma:

a. Limitabilidadee Especificidade

b. Caráter exclusivista e Monopolista

c. Universalidade e Inclusividade;

d. Pessoalidade e Intervencionista

Responda a questão de acordo com o texto abaixo.

O capitalismo do séc. XIX tropeçou de desastre em desastre nas bolsas de valores e nos investimentos empresariais irracionais. Após a segunda guerra mundial, essa desordem foi de algum modo posta sob controle na maioria das economias avançadas: Sindicatos fortes, garantias trabalhistas e empresas de grande escala combinaram-se e produziram uma era, de mais ou menos trinta anos, de relativa estabilidade.

A estabilidade mencionada no texto foi proporcionada pela condição socioeconômica e pelo modelo de organização do Estado identificados em:

Escolha uma:

a.

implantação dos sistemas de crédito – moderno

b.

estruturação dos impérios coloniais – corporativista

c.

formação das sociedades de consumo de massa – de bem-estar social

d.

organização das redes produtivas globais – autocrático

Podemos conceituar Estado como sendo: I - Uma organização que exerce o poder impessoal sobre o conjunto de indivíduosque ocupam determinado território. II - Uma sociedade que se constitui unicamente de um grupo de indivíduos unidos e organizados, permanentemente, para realizar um objetivo comum. III - Uma sociedade política necessária, dotada de um governo soberano, a exercer seu poder sobre uma população, dentro de um território bem definido, onde cria, executa e aplica seu ordenamento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com