TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Parlamentarismo E Presidencialismo

Pesquisas Acadêmicas: Parlamentarismo E Presidencialismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/4/2014  •  365 Palavras (2 Páginas)  •  219 Visualizações

Página 1 de 2

No Sistema Presidencialista o povo sabe exatamente quem manda e pode escolher a pessoa que mais represente ser capaz de assumir tal cargo.

Já no sistema parlamentarista, você escolhe um partido politico, e o que tiver na maioria do Parlamento elege o 1º Ministro que de fato irá governar o país. O Presidente representa a nação e serve como moderador nos momentos de crise, podendo dissolver o Congresso e convocar novas eleições no caso do governo perder a credibilidade junto a sociedade. Já no presidencialismo temos que esperar o termino do mandato para talvez conseguirmos trocar o governo. Isso pode ser um gerador de crises.

No parlamentarismo o Congresso pode ser dividido e eleita uma nova maioria e consequentemente um nono 1º Ministro e um novo governo. O país não fica paralisado porque o presidente assume as funões do Estado enquanto um novo 1º Ministro não assumir o Governo. Já no presidencialismo a troca de governo no meio de um mandato é muito traumático para a nação, podemos citar como exemplo o casso do Collor, um desastre administrativo.

Afirmam que a constituição de 1988 foi elaborada visando um sistema Parlamentarista mas um plebiscito posterior manteve o Presidencialismo. Por causa disso tantas crises entre o executivo e o legislativo. Quando o Presidente da República não tem uma maioria no Parlamento, como é o caso atual, se vê obrigado a fazer acordos com os Partidos para poder governar. Esses “acordos” são a base da corrupção. No parlamentarismo o governo já tem a maioria no Parlamento naturalmente. Quando não tem a maioria faz acordo com os Partidos, não precisa negociar individualmente como acontece hoje no Brasil, em que o PMDB parte vota a favor e parte vota contra. O Parlamentarismo obriga aos partidos terem posições claras e defenidas para conquistar os eleitores. Isso fortalece os Partidos com Programas claros e alija os partidos de aluguel. Como venho afirmando sempre a cima se eu pudesse escolher hoje escolheria o regime PARLAMENTARISTA. Uma vez tivemos uma eleição para escolhermos qual regime seria o melhor para o país, e o presidencialismo foi o escolhido pela grande maioria, mas me pergunto essas pessoas sabiam distinguir a diferença entre esses regimes...?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com