TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pegando poeira

Resenha: Pegando poeira. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/3/2014  •  Resenha  •  321 Palavras (2 Páginas)  •  223 Visualizações

Página 1 de 2

Obtenção do Pó

Existem vários processos para obtenção de pó metálico, sendo que sua escolha depende do conjunto de propriedades do material e das características que se quer para o pó, em função da aplicação pretendida. A matéria prima na Metalurgia do Pó constitui um fator de fundamental importância especialmente no que diz respeito à sua uniformidade. Desta forma torna-se indispensável o seu controle rigoroso, o q significa que todas as suas características devem ser conhecidas e determinadas com a maior profundidade possível. Como as propriedades dos materiais são basicamente função do processo de fabricação do pó, serão abordadas alguns métodos de obtenção d pó metálico.

A produção de pós metálicos é influenciada pelos requisitos de: consolidação, aplicação dos produtos e custo de fabricação. Os processos de produção de pós metálicos podem ser divididos em: mecânicos cominuição de metais e moagem de alta energia, químico redução de um composto em estado sólido e decomposição térmica, eletroquímico, atomização gás, água e centrífuga e outros processos (vaporização e reações de síntese para pós intermetálicos). Entre os processos mencionados, os mais utilizados na produção de pós de ferro são: redução em estado sólido e atomização.

Exemplo :

Atomização :

Na atomização, o metal fundido é vazado através de um orifício, formando um filete liquido que é agredido por jatos de ar, gás ou água . Esses jatos provocam a pulverização do filete e seu resfriamento. O pó recolhido é reduzido e peneirado, estando pronto para ser usado.

O tamanho e a forma das partículas variam em função de vários parâmetros, entre os quais se destacam; a espessura do filete, a pressão da água ou gás, a geometria do conjunto de pulverização e, evidentemente, o tipo de atomização. A atomização a água normalmente conduz a partículas irregulares e angulosas, enquanto que a atomização a ar produz partículas com formato esférico ; como podemos ver na figura abaixo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com