TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pesquisa Operacional

Trabalho Escolar: Pesquisa Operacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/6/2014  •  1.051 Palavras (5 Páginas)  •  5.036 Visualizações

Página 1 de 5

1) Quais as características de um processo de tomada de decisão que possibilitam o uso de técnicas quantitativas no apoio e na preparação da decisão?

R: Processo de tomada de decisão é sequencial: é consequência de uma série de fatos anteriores que criaram bases para se chegar a ela. É difícil apontar com precisão o ponto exato do processo no qual a decisão foi tomada. A decisão aflui durante as discussões, em forma de consenso.

Processo complexo: a informação relativa ao processo é insuficiente. O processo de tomada de decisão é uma inter-relação entre as pessoas, responsabilidades pelo serviço, comunicação, códigos de ética e moral e interesses e objetivos diferentes dos participantes. A inter-relação muda com o tempo, o processo também, dependendo do problema e do nível de decisão necessário, se difere quanto:

→ Tamanho do grupo de decisão;

→ Tipos de sistemas de informações gerenciais;

→ Tipos de decisões que devem ser tomadas;

→ Estilo de liderança dos administradores;

→ Nível da decisão dentro da empresa

Implica valores subjetivos: o processo para melhorar a decisão é identificável e clara, podendo ser repetida por outras pessoas ou em outras ocasiões. Mas o método pelo qual o valor de julgamento do executivo é colocado na decisão é pessoal, intuitivo, proveniente de experiências pessoais e personalidade do gestor.

Desenvolvido dentro de um ambiente institucional com regras mais ou menos definidas: as companhias tem estrutura organizacional própria que influencia a tomada de decisão, como a inter-relação, a maneira como se processa o fluxo de informações, características da organização e sistema hierárquico. O esforço em aplicar técnicas modernas de gerência objetiva cria um ambiente institucional para tomada de decisão que possa ser considerado um ponto forte na avaliação da competitividade da organização no mercado.

2) Porque as decisões com alto grau de estruturação são mais propícias às aplicações de Pesquisa Operacional?

R: O grau de estruturação são os indicadores, em ordens ou passos, que possibilitem a repetição e o alcance dos resultados em um processo de tomada de decisão, em outras ocasiões. Quanto mais bem estruturado for o problema, mais o administrador pode contar com o auxílio de técnicas e métodos que permitem aumentar o grau de racionalidade da decisão. Com alto grau de estruturação, o gerente pode contar com técnicas de pesquisa operacional, como programação linear, teoria das filas etc. quanto mais o processo puder ser acompanhado e repetido, mais bem estruturada foi a decisão.

3) Justifique os critérios de qualidade de decisão.

R: Uma decisão apresenta elevada qualidade quando, de modo eficaz e efetivo, garante o alcance dos objetivos preestabelecidos;

Características da avaliação da qualidade de decisão:

→ Satisfação dos interesses envolvidos: ambos os lados tem interesses pessoais quanto às decisões, devendo a decisão tomada, suprir ou superar esses interesses.

→ Adaptação aos meios necessários ao alcance dos objetivos traçados: o processo nos possibilita diversos meios para alcançarmos nosso objetivo, mas devemos priorizar sempre o que mais se adéqua a nossa realidade e adaptá-lo ao que necessitamos.

→ Consistência do curso de ação: não pode-se tomar as decisões por impulso, deve-se cursar a operação pretendida de modo a melhor efetivá-la e aproveitá-la ao longo do processo.

4) Por que a escolha do problema certo a ser resolvido é um dos fatores de qualidade.

R: A empresa pode estar passando por vários problemas, mas pode ser apenas um que seja a causa geradora dos outros. Deve-se prestar atenção para não perder tempo com esses problemas menores, que assim que forem resolvidos irão gerar outros. Deve-se chegar ao problema maior, o gerador de todos ou outros, cortando-o pela raiz. Os problemas não aparecem com rótulos impressos pedindo solução, mas através de sintomas: reclamações, atraso, prejuízo etc. Deve-se identificar qual é o problema que causa tais efeitos perturbadores.

5) Por que o nível de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com