TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pesquisa Operacional

Artigos Científicos: Pesquisa Operacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/10/2014  •  313 Palavras (2 Páginas)  •  220 Visualizações

Página 1 de 2

Conceito Pesquisa Operacional

A Pesquisa Operacional é aplicada na resolução de problemas principalmente os organizacionais, utilizando como ferramenta modelos matemáticos e assistência da computação de dados.

Os processos de tomada de decisão envolvem elementos objetivos (racionais) e subjetivos (enquadramento organizacional), ambos para a solução problemas visando melhorias. A função da pesquisa operacional é encontrar soluções ótimas em diversas atividades, sejam financeiros, materiais ou tecnológicos, estes por sua vez, permite a avaliação de alternativas para melhoria dos processos.

Podemos definir Pesquisa Operacional como um conjunto de modelos de decisões quantitativas para auxiliar na tomada de decisão, esta ferramenta normalmente é utilizado na área gerencial para criação de modelos na solução de problemas, existem algumas ferramentas para ajudar com solução de problemas, como a análise de séries temporais, programação linear, programação PERT, a matriz payoff e também modelos de simulação. Dentre estas se destaca a programação dinâmica a qual auxilia muito quanto à otimização dos recursos da produção escassa, Os principais tipos de modelagens para a solução de problemas são: a programação linear, não linear e programação inteira.

Principais fases da P.O. para a solução de problemas:

• Definição do problema: Definir claramente os objetivos, alternativas de decisão existentes, reconhecimento das limitações, restrições e exigências do sistema. A partir da definição dos objetivos é que se constrói o modelo.

• Construção do modelo: A escolha de um modelo adequado é de extrema importância para uma solução de qualidade. Dependendo do modelo as soluções podem ser obtidas desde métodos matemáticos simples até os mais complexos, utilizando-se também metodologias.

• Solução do modelo: Nesta fase é encontrada uma solução para o modelo escolhido, baseado em técnicas matemáticas, a solução obtida deve ser ótima.

• Validação do modelo: O modelo se torna válido se apresentar previsões aceitáveis e úteis para tomada de decisão.

• Implementação da solução: A solução obtida é transferida para a realidade, convertida em regras operacionais, deve-se ser controlada por uma equipe responsável.

• Avaliação final: Observação dos resultados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com