TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pim II Unip - O Boticário

Por:   •  2/6/2019  •  Trabalho acadêmico  •  3.496 Palavras (14 Páginas)  •  407 Visualizações

Página 1 de 14

UNIVERSIDADE PAULISTA

NATACHA FERNANDA ZOCCO SORENSEN

RA 1766828

PROJETO INTEGRADO MULTIDICIPLINAR – PIM II

Economia e Mercado

Recursos Materiais e Patrimoniais

Matemática Aplicada

SÃO CARLOS

2019

UNIVERSIDADE PAULISTA

NATACHA FERNANDA ZOCCO SORENSEN

RA 1766828

PROJETO INTEGRADO MULTIDICIPLINAR – PIM IV

Economia e Mercado

Recursos Materiais e Patrimoniais

Matemática Aplicada

                                                Projeto Integrado Multidisciplinar IV apresentado

                                                à Universidade Paulista – UNIP, como parte da

                                                avaliação para obtenção do título de Gestor

                                               Comercial, sob a coordenação da Profa. Dra.

                                                Solimar Garcia.

SÃO CARLOS

2019

RESUMO

O objetivo deste trabalho é aplicar no dia a dia de uma empresa do ramo de vendas especializada em cosméticos, maquiagens e perfumaria as seguintes disciplinas: Economia e Mercado, Matemática Aplicada e Recursos Materiais e Patrimoniais. E como esses conteúdos interferem na formação e estruturação de uma empresa, abordaremos a empresa O Boticário uma das maiores empresas do mercado de cosméticos do Brasil. O Boticário nasceu em 1975, com a determinação de seu fundador Miguel e em pouco tempo, principalmente pala propaganda “do boca a boca” as pessoas passaram a buscar os produtos que tinha como diferencial uma fragrância agradável e cada vez com mais inovação. Nasce então desse cenário O Boticário numa loja inaugurada no aeroporto da cidade em 1979. Hoje ela conquista todos os públicos através de produtos inovadores e com uma rede de lojas ao alcance mundial, com um mix de produtos amplo com mais de 1600 SKU´s. Com uma ampla administração, uma equipe liderada pelo presidente Arthur Grynbaum, empreendedorismo é a palavra chave para o sucesso de O Boticário.

Palavras chave: empreendedorismo, determinação, inovação.

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO ...............................................................................................05

2 ADMINISTRAÇÃO DO VAREJO..............................................................06

3 MIX DE PRODUTOS................................................................................07

        3.1 MIX O BOTICÁRIO ...........................................................08

4 DINÂMICA DAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS......................................11

5 ANÁLISE DE PONTO DE VENDA E COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR............................................................................................12

6 CONCLUSÃO...........................................................................................14

7 REFERÊNCIAS..............................................................................................15

8 DECLARAÇÃO..............................................................................................16

  1. INTRODUÇÃO

Nas últimas décadas as empresas tomaram consciência da necessidade de haver coerência na comunicação empresarial, assim passou-se a dar maior importância ao treinamento dos seus Colaboradores. Um dos principais pilares para o desenvolvimento, sucesso e sustentabilidade de uma empresa, é o seu capital humano, ou seja, as pessoas.  Colaboradores bem preparados tecnicamente e em harmonia com as Políticas e objetivos da empresa, podem se transformar na melhor ferramenta de alavancagem dos resultados. Este projeto tem como objetivo aplicar os conhecimentos teóricos adquiridos em aula de forma prática, através da coleta de dados e análise de uma empresa real.
Abordará o funcionamento da empresa O Boticário (Franquia São Carlos) em toda sua amplitude, baseados nas disciplinas ministradas no bimestre do curso de Gestão Comercial, onde serão vistos aspectos referente às disciplinas: Administração do Varejo, Mix de Produtos e Dinâmica das Relações Interpessoais.
O presente trabalho levantará questões como a necessidade de manter a qualidade e eficiência na comunicação da empresa, a importância de aplicar conceitos de Administração no dia – a – dia da organização, buscando ainda explorar os meios utilizados pelo O Boticário (Franquia São Carlos) para alcançar seu objetivo, que é estar preparada para o mercado.

  1. ADMINISTRAÇÃO NO VAREJO

O varejo consiste em todas as atividades que englobam o processo de venda de produtos e serviços para atender a uma necessidade pessoal do consumidor final. O varejista é qualquer instituição cuja atividade principal consiste no varejo. Reforçando a ideia, o varejo está localizado estrategicamente entre os fornecedores e os consumidores, o que lhe confere um papel de fundamental importância como intermediador na cadeia de suprimentos.

Quando o assunto é varejo, você vê o Grupo Boticário por todo o Brasil.
São quase 4 mil pontos de venda, em 1.750 cidades. Isso nos torna a maior rede de franquias de beleza no mundo. Pelo e-commerce, nossas marcas chegam aos consumidores de 100% do Brasil. E mais: colocamos a loja dentro de catálogos com a venda direta. E ainda firmamos parcerias com outros grandes varejistas. Além disso, nossos produtos chegam a outros oito países.

O Grupo Boticário adota uma postura ética, responsável e transparente na administração dos negócios, com base nas boas práticas de governança corporativa, proporcionando aos acionistas a visão da gestão estratégica e do acompanhamento da direção executiva por meio das ferramentas do Conselho de Administração, Comitê de Riscos e Auditoria e de Auditores Independentes. O modelo de gestão de recursos humanos e os movimentos de expansão do Grupo surtiram efeitos na atração de talentos e em sua reputação, estando há seis anos entre as Melhores Empresas para Trabalhar e Começar a Carreira, divulgado pela Revista Você S.A. e também sendo considerada a 3ª Melhor Reputação do País no Reptrak 100 Brasil, promovido pelo Reputation Institute. Entre outros prêmios, destaca-se o de Melhor Executivo na categoria higiene pessoal e cosméticos ao presidente do Grupo, pelo 4º ano consecutivo, promovido pelo Valor Econômico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.9 Kb)   pdf (138.2 Kb)   docx (22.9 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com