TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano Financeiro

Trabalho Universitário: Plano Financeiro. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/4/2013  •  610 Palavras (3 Páginas)  •  946 Visualizações

Página 1 de 3

1 Plano financeiro

De maneira bem simples e direta, podemos dizer que se existe alguém querendo comprar os produtos de uma “floricultura”, existe então uma oportunidade de negócio.

Afinal de contas podemos resumir a atividade de “Amor perfeito” numa ação de vender e lucrar. Se for comprovada a possibilidade de vender os produtos do “Amor perfeito” e de lucrar então encontrou uma oportunidade de negócio.

Note bem, vender e lucrar. Não basta somente vender. O que realmente é determinante de uma boa oportunidade é a quantidade de lucro. Não serve qualquer lucro. Mas somente um montante que compense toda a empreitada, isto é, que supere em ganhos o que poderia ser obtido em outros negócios e investimentos. Assim, uma questão puxa a outra.

1.1 CUSTOS

Em nossa “Amor perfeito”, quando for inaugurada, terá ainda três famílias de gastos: custo variável, despesas fixas e despesas comerciais. Embora nas pesquisas e estudos para entender e dominar completamente este assunto vai deparar com outras expressões como “custo direto” ou “custo indireto”, “custo fixo” etc. Mas para uma adequada avaliação e gestão do negócio, basta a estruturação em custos variáveis e despesas fixas, além das despesas comerciais.

No entanto, a fase de avaliar se o negócio será lucrativo ou não, se será viável ou não, é necessário realizar estimativas dos custos e despesas que ocorrerão com o funcionamento do “Amor perfeito”. Quando a empresa estiver em p´leno funcionamento, será necessário desenvolver um processo seguro para apurar e manter estes gastos sob controle.

A razão de toda esta trabalheira é simples de entender: nossa “Amor perfeito” só será viável e compensadora se for capaz de gerar lucro.

Lembra-se do que afirmei no início? O negócio precisa gerar um montante de lucro que possa considerar compensador.

1.2 Lucro = Receitas - (custo variável + despesas fixas + despesas comerciais)

E o lucro acumulado em um período de tempo é um resgate do investimento na montagem da Floricultura. Denomina- se: “Retorno do Investimento”.

Os “Custos Variáveis” são gastos que ocorrerão em função da aquisição de algum produto para comercialização aos clientes. E quando a empresa estiver funcionando podemos apurar estes custos também por produto. -

Já as “Despesas Fixas” são todos os gastos que a “Amor perfeito” terá em sua operação, não relacionada diretamente a nenhum produto ou serviço. Inclui aluguel, gastos com manutenção, custo da administração (como salários, materiais de consumo, luz, água, telefone etc.).

As “Despesas Comerciais” são os gastos que ocorrerão todas as vezes que nosso “Amor perfeito” obtiver mais clientes etc. Portanto, são despesas que variam conforme o volume de vendas e o volume de clientes. Normalmente, são os impostos, as contribuições e a comissão dos vendedores. Mas, podem ocorrer outras despesas como taxa de administração de cartão de crédito (se receber pagamentos com cartão), a CPMF para valores recebidos em crédito na conta corrente entre outros.

O mais interessante

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com