TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Politica Social Do Idoso

Monografias: Politica Social Do Idoso. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/9/2013  •  1.542 Palavras (7 Páginas)  •  696 Visualizações

Página 1 de 7

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

3 CONCLUSÃO 7

REFERÊNCIAS 8

1 INTRODUÇÃO

A Igreja Pentecostal Missionária Templo de Deus IPMTD – situada no município de Manoel Vitorino/Ba, possui um projeto que está inserido na Politica Social do Idoso o qual não possui um plano de ação ou intervenção, tive acesso apenas à sua metodologia e objetivos. O Projeto tem por tema: Idade não é nada, Respeito e Solidariedade é tudo! Após os 60 anos de idade, no Brasil, a pessoa é legalmente considerada idosa, vivendo a velhice com diversos benefícios e direitos garantidos em lei. O número de idosos no Brasil aumentou em 1,8 milhão entre 1995 e 1999, pelas baixas taxas de natalidade e pelos avanços da medicina aumentando, assim, a expectativa de vida.

2 DESENVOLVIMENTO

De acordo com o conteúdo do Projeto Idade não é nada, Respeito e Solidariedade é tudo, pude observar que existe coerência na disposição dos conteúdos, pois a carência do município é sem medida, não existe nenhuma intervenção e ou ação do parte do CRAS do município, no que se diz respeito aos direitos dos idosos, o município ainda não se preocupou em criar um conselho do idoso, de inicio já podemos perceber que nossos idosos estão precisando de muita atenção e cuidados. A Igreja Pentecostal Missionaria Templo de Deus, apresentou elementos suficientes para a importância da implantação do projeto. No Brasil, a transição demográfica é incontestável. Até o ano 2025, possivelmente ocuparemos o sexto lugar da população de idosos do planeta com 31,8 milhões de indivíduos com 60 anos ou mais. Porém, estamos longe de atingirmos o envelhecimento bem sucedido. O envelhecimento populacional brasileiro caracteriza-se pelo acúmulo de incapacidades progressivas nas suas atividades funcionais e de vida diária, associada a condições socioeconômicas a diversas. A mortalidade é substituída por com morbidades e a manutenção da capacidade funcional surge, portanto, como um novo paradigma de saúde, relevante para o idoso. O acelerado ritmo de envelhecimento no Brasil cria novos desafios para a Sociedade Brasileira Contemporânea, onde esse processo ocorre num cenário de profundas transformações sociais, urbanas, industriais e familiares.

A família encontra grandes dificuldades para o desempenho das funções tradicionais a ela atribuídas, de educadora das crianças e cuidadora dos mais velhos. Se as unidades de saúde para idosos, conhecidas como postos de saúde onde contém o programa de saúde familiar (PSF) e grupos para a terceira idade, se destinavam à velhice desvalida, hoje, na sociedade marcada pelo envelhecimento, passam a ter uma nova missão: cuidar de idosos necessitados de uma assistência multiprofissional, em face da problemática vida a sós ou com a família. Com o crescimento dessa população idosa e dependente de cuidados, as unidades de saúde destinadas a prestar assistência a essa população se tornam cada vez mais necessárias. A busca de novos modelos de unidades de saúde que propiciem cuidados específicos aos idosos, que preservem e promovam os direitos fundamentais do idoso como ser humano deve ser incentivado. Essa busca muitas vezes proporciona a aproximação entre a comunidade e a universidade e vice-versa.

Os idosos podem apresentar vários perfis diferenciados, desde sedentarismo, carência afetiva, perda de autonomia causada por incapacidades físicas e mentais, ausência de familiares para ajudar no auto cuidado e insuficiência de suporte financeiro e outros fatores relacionados como doenças decorrentes ao fator idade, estilo de vida e outros... Estes fatores podem contribuir para a grande prevalência de limitações físicas e com morbidades refletindo em sua independência e autonomia. O novo paradigma de saúde do idoso brasileiro é como manter a sua capacidade funcional mantendo-o independente e preservando a sua autonomia.

O idoso e a (s) unidade (s) de saúde que o auxilia, geralmente, não conseguem arcar sozinhos com a complexidade e as dificuldades da senescência e/ou senilidade. Como se pode ver, o prolongamento da vida não é uma atitude isolada.

Profissionais que trabalham com o processo do envelhecimento nas mais diversas áreas de saber (fisioterapeutas, médicos, enfermeiros, terapeutas ocupacionais e outros) tentam proporcionar, em todos os níveis de atenção à saúde (primário, secundário e terciário), o bem estar bio - psico - social dos idosos, potencializando suas funções globais, a fim de obter uma maior independência, autonomia e uma melhor qualidade para essa fase de vida.

Esse projeto é composto por quatro programas: Atividades Educativas com Idoso, Assistência Fisioterápica aos Idosos, Assistência Multiprofissional aos Idosos, Oficina de Extensão da Terceira Idade: Desenvolvimento de Tecnologias na área de Gerontologia. As atividades são realizadas nas áreas de fisioterapia e áreas da saúde afins que as unidades de saúde possuam.

Os objetivos estão definidos com clareza, estão em consonância com a realidade segue os objetivos específicos: desenvolver projetos acadêmicos de estudo, na graduação, sobre o processo de envelhecimento; realizar eventos científicos e incentivar os alunos a apresentar as atividades desenvolvidas em cada projeto em eventos regionais e nacionais;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com