TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Política De Atenção à Criança, Adolescente E Idoso.

Casos: Política De Atenção à Criança, Adolescente E Idoso.. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/8/2014  •  4.357 Palavras (18 Páginas)  •  394 Visualizações

Página 1 de 18

.SUMÁRIO

I- Introdução...............................................................................02

II- Desenvolvimento....................................................................02

III- Etapa 1.....................................................................................03

IV- Etapa 2.....................................................................................09

V- Etapa 3.....................................................................................16

VI- Etapa 4.....................................................................................18

VII- Considerações finais.............................................................21

VIII- Bibliografia..............................................................................21

I- Introdução

Este trabalho tem como propósito a utilização dos indicadores sociais obtidos junto ao Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) na proposição de alternativas de intervenção no campo social onde fizemos uma análise geral da realidade social brasileira.

II- Desenvolvimento

Desenvolvemos o trabalho em equipe, e dividimos em quatro etapas com o objetivo de formular uma análise sobre a construção da política pública a partir dos indicadores sociais e assim estudamos a importância da formulação dos dados do IBGE no que diz respeito aos projetos de inclusão social, como, por exemplo, a redução das taxas de analfabetismo, mortalidade, pobreza. Na primeira etapa compreendemos as definições de políticas públicas, assim como sua organização e formulação. Na segunda etapa estudamos o processo de sistematização e formulação de uma política pública por meio de indicadores sociais, o papel e a importância do censo 2010 do IBGE como fonte de informação para a implementação de políticas públicas. Na terceira etapa analisamos um município de Ribeirão preto e seus indicadores sociais divulgados pelo Censo 2010 do IBGE. Na quarta etapa compreendemos a complexidade do processo de formulação das políticas públicas, tendo como referência a sistematização e interpretação de dados e informações sobre indicadores sociais. A partir da pesquisa e análise dos indicadores sociais que fizemos na terceira etapa

III- Etapa 1

Definições de Políticas Públicas e suas diversidades

Políticas Públicas é o conjunto de ações, metas e decisões do governo (nacional, estadual e municipal), com a finalidade de solucionar os problemas da sociedade com o intuito de promover o bem estar social de interesse público. A sociedade expressa suas reivindicações, porém, são os dirigentes públicos que selecionam as ações que eles entendem serem prioridades entre as demandas sociais. Portanto, o bem estar social é definido pelo governo (Poder Legislativo) e não pela sociedade.

Políticas Públicas é um processo de produção de bens e serviços do Estado proporcionando o bem estar à população de uma nação

Políticas Públicas é uma expressão do poder público em dar respostas resolutas do Estado, frente aos conflitos vivenciados pela sociedade, visando assegurar determinado direito de cidadania. São direitos assegurados pela Constituição Federal de 1988.

Políticas Públicas consiste no conjunto de procedimentos formais e informais, desenvolvidas pelo Estado de forma direta ou indireta, para solucionar uma “situação problema” que incomoda e gera insatisfações na sociedade. Baseando no princípio de Shimitter de que política é a resolução pacífica de conflitos, concluímos que a gênese das políticas públicas se encontra no contexto de desavenças sociais surgindo a necessidade da intervenção do Estado.

Pela visão marxista, as políticas públicas não são instrumentos utilizados pelo Estado para promover socialmente os excluídos, mas sim manter o capitalismo no poder sem a reclamação do proletariado. No século XX, as políticas públicas são definidas como um mecanismo contraditório visando à garantia da reprodução da força de trabalho.

O conceito de Políticas Públicas é discutido em todas as áreas do conhecimento, porém é no âmbito da Ciência Política que se destaca. É vista pela academia em três pontos distintos: primeiro como um equilíbrio no orçamento entre receita e despesa, segundo como uma nova visão do Estado deixando de ser uma política kenynesiana, para ser uma política restrita aos gastos, e terceira é a relação entre países desenvolvidos e os democráticos recentes (países da América Latina) que ainda não sabem administrar os seus recursos públicos beneficiando sua população excluída.

IV- Etapa 2

Dados do censo 2010 sobre a população brasileira, aspectos a serem pesquisados.

1- CRIANÇA E ADOLESCENTE

As condições socioeconômicas das crianças, adolescentes no Brasil, resultados obtidos, principalmente, na Pesquisa Nacional por amostra de Domicilio em 1997 e dados oriundos. Abrangem temas saúde, educação e trabalhos, enfatizando as principais causas de mortalidade, comportamentos reproativo das mulheres na adolescência, características da escolarização, as condições das atividades entre outros aspectos. O relato das experiências e alternativas no norte do País, a importância da criação de oportunidades para que os jovens encontrem suas formas de expressão, comunicação no seu local de origem. Em especial as estatísticas referentes aos grupos entre 15 e 19 anos de idade e sua importâncias social, cultural na sociedade.

NA EDUCAÇÃO E TRABALHO compreende as tendências atuais as questões da formação técnica-profissional do morador e o nível de escolaridade dos pais. As pessoas de 20 anos ou mais ocupa setor com grau de satisfação em suas atividades, no processo produtivo das maquinas e equipamentos nas expectativas de trabalho das pessoas inativas, inclui resultados como a concentração das características e o plano de amostragem. São obtidos dados mensais de emprego de abril de 1996. Este aplicado entre as seis maiores regiões Metropolitana com mudanças significativas nos trabalhos dos últimos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.7 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com