TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Precarização Do Trabalho Da Policia Militar

Artigo: Precarização Do Trabalho Da Policia Militar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/5/2014  •  620 Palavras (3 Páginas)  •  725 Visualizações

Página 1 de 3

O processo de Trabalho do Militar estadual e a saúde Mental (http://pt.scribd.com/doc/103491000/o-Processo-de-Trabalho-Do-Militar-Estadual-e-a-Saude-Mental Acesso : 19 de Maio de 2014)

A precarização é resultante de um processo instituído por fatores sociais, políticos e econômicos. Nesse sentido, é vivenciada de formas distintas, que se incorpora é ocasionando a precarização do trabal. Pode-se dizer que a atividade do policial sofre pressões decorrentes tanto da organização do trabalho quanto dos fenômenos sociais. Esses fatores acabam configurando um quadro desfavorável tanto para a eficiência do trabalho policial, quanto para a própria saúde dos PMs.

"Faz três anos que as nossas fardas não são trocadas [...] Nossas viaturas são e estão em péssimas condições [...] Nossas armas estão bem mais atrasadas que as dos bandidos que vem de fora [...]"

(O processo de Trabalho do Militar estadual e a saúde Mental, 2008 ,p.165)

Observamos que sentimento de insatisfação no trabalho e o comprometimento da saúde dos policiais podem ser expressos nos depoimentos proferidos pelos próprios profissionais de segurança pública ou seja precarização do trabalho e sua própria segurança.

Estes fatores geram uma grande correlação com síndrome de burnout Isso significa dizer que o ambiente de trabalho e as condições de realização deste podem também determinar o adoecimento , afirmando que a configuração do caso de Burnout passaria por estágios que vão desde uma necessidade de autoafirmação profissional, passando por estágios comuns de intensificação da dedicação ao trabalho que, levada a consequências extremas, resultaria no esgotamento característico da síndrome. Entre outros estágios, podemos destacar o caminho que passa pelo descaso crescente com relação às atividades de cuidado de si, como comer e dormir, acompanhado por um recalque de conflitos, caracterizado pelo não enfrentamento de situações que incomodam e pela negação dos problemas. Além desses, o sujeito passa por um processo de reinterpretação que faz com que coisas importantes sejam descartadas como inúteis.

A carga mental e o sofrimento psíquico e composto por três componentes sendo eles o físico, cognitivo e psíquico, caracterizado por um conjunto de esforços empreendidos no cumprimento das exigências das tarefas, podendo determinar uma sobrecarga de trabalho, o componente psíquico refere-se ao significado que o conteúdo e a organização do trabalho representam para cada trabalhador aonde se referem às informações visuais, auditivas, táteis e outras, oriundas do meio em que o sujeito se encontra. Ao se acumularem, essas excitações tornam-se o epicentro de uma tensão psíquica, popularmente conhecida como tensão nervosa, que pode ser liberada pelas vias psíquica, motora e visceral.

Físico seguindo a forma como a organização se estrutura tem implicações tanto no bem-estar do trabalhador e no sucesso dos bens e serviços, quanto na produção de sofrimento patogênico e de doenças mentais, com relação entre os aspectos objetivos e subjetivos no trabalho do militar estadual em atividade-fim pontua-se por uma miríade de constrangimentos, com muitos PMs sentindo os efeitos nefastos dessas pressões. É o que as lideranças da Polícia Militar afirmam quando expõem suas preocupações sobre

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com