TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: MODALIDADE PARA O DESENVOLVIMENTO DO CAPITAL INTELECTUAL DA POLÍCIA MILITAR DO ACRE

Artigos Científicos: EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: MODALIDADE PARA O DESENVOLVIMENTO DO CAPITAL INTELECTUAL DA POLÍCIA MILITAR DO ACRE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/4/2014  •  2.353 Palavras (10 Páginas)  •  386 Visualizações

Página 1 de 10

3 DESENVOLVIMENTO DO CAPITAL INTELECTUAL

3.1 TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO

O art. 2º da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que trata a educação como uma questão do desenvolvimento intelectual e exercício da cidadania “[...] finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho. (grifo nosso)”, e para que isto ocorra é preciso preparar o policial militar para que não só exerça sua cidadania, mas também trabalhe com excelência, e para isso, precisa ser treinado e desenvolvido.

O treinamento surgiu das necessidades de capacitar as pessoas a exercerem com qualidade as atividades a elas atribuídas e tem sua origem no final do século XIX, no processo de industrialização. Seu marco (século XX) foi a publicação da obra de Taylor: Princípios de administração científica, “sobre a racionalização do trabalho, a padronização de tarefas, a redução de tempo[...]” (MARCONDES, 2007, p. 260). Como podemos observar, com o passar do tempo surgiram vários estudos e entendimentos sobre treinamento e desenvolvimento:

Treinamento tem como objetivo a preparação das pessoas para a execução imediata das diversas tarefas peculiares a organização; dando oportunidades para o contínuo desenvolvimento pessoal, não apenas no cargo atualmente ocupado, mas também em outros que o indivíduo possa vir a exercer; mudança nas atitudes das pessoas, a fim de criar entre elas um clima mais satisfatório, aumentando-lhes a motivação e tornando-as mais receptivas às técnicas de supervisão e gestão (TACHIZAWA; FERREIRA; FORTUNA, 2001, p. 220-221).

Treinamento como uma aquisição sistemática de atitudes, conceitos, conhecimentos, regras ou habilidades que resulta em melhoria de desempenho no trabalho, obtidos por meio da análise de tarefas e princípios da tecnologia instrucional (LACERDA E ABBAD, 2003, p. 78 apud GOLDSTEIN 1991).

Treinamento é visto como um esforço planejado de uma organização para facilitar a aprendizagem de comportamento exigidos pelo trabalho (LACERDA E ABBAD, 2003, p. 78 apud WEXLEY 1984).

Treinamento busca a aquisição e o aprimoramento do desempenho do funcionário para que possa aumentar a produtividade dos recursos - físicos, financeiros, informações sistemas etc. – colocados à disposição dele para realizar seu trabalho (MARCONDES, 2007, p. 260).

No entanto, Marcondes (2007, p. 260), afirma que desenvolvimento é a “capacitação do empregado para alcançar novas posições ou a gerência de negócios que envolvam a obtenção de resultados cada vez mais abrangentes”. Concluímos, portanto, que desenvolvimento é o contínuo aprimoramento das capacidades individuais, de modo a exercer mudanças comportamentais que reflitam em crescimento intelectual com capacidade de dar resultados positivos para o próprio indivíduo e/ou para as organizações que realizaram tal investimento. Nunca esquecendo que este desenvolvimento ou treinamento (que é uma ferramenta do desenvolvimento), não pode permanecer como algo assistemático para resolver um problema momentâneo e sim ser um processo contínuo de educação.

3.2 EDUCAÇÃO CONTINUADA

O Ministério da Educação na aprovação de sua nova estrutura regimental através do decreto nº 7480, de 16 de maio de 2011, trata a educação continuada em nível de secretaria, podendo ser verificado através da redação:

ANEXO I

ESTRUTURA REGIMENTAL DO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

[...]

CAPÍTULO II

DA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL

Art. 2o O Ministério da Educação tem a seguinte estrutura organizacional:

[...]

II. órgãos específicos singulares

[...]

d) Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão.(grifo nosso)

O Art. 22 deste mesmo decreto, descreve que essa secretaria deverá “coordenar ações de educação continuada,[...], por meio da articulação com órgãos governamentais e não governamentais, visando à efetivação de políticas públicas intersetoriais.” (grifo nosso)

Acreditamos que a simples mudança de comportamento das pessoas por meio da incorporação de novos hábitos, atitudes, conhecimentos e destrezas, ou seja, da aprendizagem adquirida por treinamentos, por si só não seria suficiente ao ajuste destas ao ambiente atual.

Vivemos num mundo globalizado onde as mudanças ocorrem constantemente e as informações chegam em frações de tempo cada vez menores. Por isso, o policial deve se manter constantemente atualizado, com a ideia de alinhar e desenvolver os talentos humanos de acordo com as estratégias da instituição, numa visão de futuro e metas a serem alcançadas para o sucesso, como um instrumento de contribuição para as mudanças sociais tão necessárias dentro desse contexto.

Haddad (2007, p. 1) em seu artigo na Revista Revej@, ao descrever o que é educação continuada, aborda no seu contexto a importância das experiências pessoais vividas para o desenvolvimento da pessoa humana:

Educação continuada é aquela que se realiza ao longo da vida, continuamente, é inerente ao desenvolvimento da pessoa humana relaciona-se com a idéia [sic] de construção do ser. Abarca por um lado, a aquisição de conhecimento e aptidões e, de outro a atitude e valores, implicando no aumento de discernir e agir.Essa noção de educação envolve todos os universos da experiência humana, além dos sistemas escolares ou programas de educação não-formal [...] associa-se à própria característica distintiva dos seres humanos, a capacidade de conhecer e querer saber mais, ultrapassando o plano puramente instintivo de sua relação com o mundo e com a natureza.

A conjuntura apresentado na citação anterior e o esforço do Ministério da Justiça na área de educação dos profissionais de segurança pública, nos remete a acreditar na preocupação de todos com a educação continuada. A SENASP utiliza a metodologia de traçar um mapa de competências, na qual o profissional deve ampliar seus conhecimentos (saber), desenvolver habilidades (saber fazer) e fortalecer atitudes (saber ser) e para que esse novo perfil exigido pela sociedade seja alcançado, acreditamos que somente será possível através de um processo de educação continuada.

Para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.5 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com