TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Preparando-se Para O Mercado Sustentável - Nova Economia Global: Green Economy, Educação E Green Jobs.

Casos: Preparando-se Para O Mercado Sustentável - Nova Economia Global: Green Economy, Educação E Green Jobs.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/10/2013  •  862 Palavras (4 Páginas)  •  545 Visualizações

Página 1 de 4

Panorama mundial e nacional – ecossistemas

Um complexo de seres viventes (e vírus) e ambientes físicos onde estes habitam é denominado ecossistema. Assim, há vários ecossistemas existentes e relacionados entre si. Por exemplo: um pequeno lago de uma floresta é considerado um ecossistema, onde habitam pequenos organismos e outros maiores – e a própria floresta é, também, um ecossistema.

Um pesquisador, conhecido por Tansley, postulou ecossistema como sendo os organismos e todos os fatores abióticos de um local. Outro pesquisador, chamado Raymond acrescentou a este conceito a ideia de que o ecossistema é, em si, um sistema transformador de energia.

Por Mariana Araguaia

Graduada em Biologia

Equipe Brasil Escola

projeto de sustentabilidade.

Aprender a aproveitar materiais descartáveis é uma forma de enriquecer o conhecimento, além de mostrar que o lixo precisa ser transformado. Não temos mais lixões o suficiente para armazenar tudo que é descartado pelo homem. Além disso, é uma matéria prima sem custo para quem sabe reaproveitá-la.

Com o lixo descartado, pode-se levar para a sala de aula técnicas que estimulem o saber, o aprender, pois o resultado aparece quase que instantaneamente, de forma rápida, e é isso que os alunos gostam. Montar uma mini fábrica de brinquedos é uma boa opção. Os produtos construídos podem ir para o acervo da escola ou serem doados para uma instituição que atende crianças carentes. Comercializá-los levará os alunos a aprenderem que seu trabalho tem valor e que é possível iniciar as primeiras atividades lucrativas, que podem garantir o sustento de suas famílias.

Montar uma horta na escola é uma forma enriquecedora de trabalhar a sustentabilidade. Técnicas de plantio podem ser ensinadas aos alunos, que poderão cultivar espécies vegetais que garantam a qualidade de uma boa refeição. Com isso, vão percebendo que podem se manter, que esses aprendizados podem ser estendidos para suas casas, suas famílias, ou mesmo que os alimentos colhidos podem ser divididos entre toda a comunidade escolar. Tem-se a segurança de que a fome não estará mais presente em suas vidas; basta cultivar. Além disso, é o aprendizado de uma profissão que também poderá trazer o sustento da casa.

Por Jussara de Barros

Graduada em Pedagogia

Equipe Brasil Escola

O caminho da sustentabilidade

Defender o meio ambiente, na atualidade, passou a ter influência nas estratégias da célula social, algumas empresas estão aderindo a nova filosofia da satisfação das necessidades do cliente, a melhoria da vida à comunidade, tentando solucionar os problemas da poluição no meio ambiente natural com vistas a sustentabilidade que é satisfazer as necessidades do presente sem comprometer o futuro do meio ambiente natural e com isso há uma crescente preocupação em maximizar as oportunidades de reciclagem.

A direção, na sua gestão ambiental, deve aplicar na reciclagem dos resíduos, visar minimizar a poluição ambiental, fazer uso racional da natureza para industrialização de suas mercadorias e na educação de seus clientes no uso dos produtos gerado pela empresa.

O consumidor vê o produto quanto à qualidade e o menor preço, e mais recente, também, o cuidado que a empresa tem com o meio ambiente natural e aumenta a procura por produtos sem agrotóxicos.

O empresário começa a se dar conta que a gestão ambiental não veio para prejudicar a prosperidade e a economicidade patrimonial de sua empresa, mas, sim como um novo desafio para agregar valor ao seu produto, dar demonstração de sua existência e servir à comunidade.

No

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com