TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Principios Da Contabilidade

Resenha: Principios Da Contabilidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/9/2014  •  Resenha  •  324 Palavras (2 Páginas)  •  170 Visualizações

Página 1 de 2

Segundo a resolução CFC nº 1.282/2010, “o Princípio do Registro pelo Valor Original determina que os componentes do patrimônio devem ser inicialmente registrados pelos valores originais das transações, expressos em moeda nacional”.

De acordo com Iudícibus, o Princípio do Registro pelo Valor Original é “O mais antigo e mais discutido Princípio propriamente dito da Contabilidade - já que os outros são considerados como Postulados, por alguns autores. É também considerado por grande parte dos estudiosos da doutrina contábil, como uma consequência direta da continuidade. Até alguns anos atrás este Princípio foi entendido numa acepção por demais conservadora de custo original como valor e não como base de valor, isto é, não apenas o valor de um ativo – seu custo original – não poderia ser alterado nem mesmo por ajustamento pelas variações do poder aquisitivo da moeda, com somente os ativos que custaram algo para a entidade (para adquiri-los ou fabricá-los) poderiam ser considerados ativos. Os doados, nem mesmo que se apresentassem benefícios para a entidade nunca seriam considerados ativos”.

Já segundo Lopes de Sá, "Os componentes do patrimônio devem ser registrados pelos valores originais das transações com o mundo exterior, expressos a valor presente na moeda do País, que serão mantidos na avaliação das variações patrimoniais posteriores, inclusive quando configurarem agregações ou decomposições no interior da Entidade.”

Sendo assim, a avaliação dos componentes patrimoniais deve ser feita com base nos valores de entrada, considerando-se um consenso com os agentes externos ou da imposição destes.

De acordo com a resolução 1.282/2010, os componentes patrimoniais, ativo e passivo, podem sofrer variações decorrentes dos seguintes fatores:

Custo corrente: Os ativos são reconhecidos pelos valores em caixa ou equivalentes de caixa, os quais teriam de ser pagos se esses ativos ou ativos equivalentes fossem adquiridos na data ou no período das demonstrações contábeis. Os passivos são reconhecidos pelos valores em caixa ou equivalentes de caixa, não descontados, que seriam necessários para liquidar a obrigação na data ou no período das demonstrações contábeis;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com