TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Profissionais Da Saúde Pública

Pesquisas Acadêmicas: Profissionais Da Saúde Pública. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/8/2014  •  3.838 Palavras (16 Páginas)  •  201 Visualizações

Página 1 de 16

Índice

Introdução ----------------------------------------------------------------------- Página 3

Conceito, idéias e doutrinas de profissionais de saúde --------- Página 4

Os Profissionais da Saúde ------------------------------------------------- Página 6

Levantamento dos problemas enfrentados -------------------------- Página 12

Conclusão ----------------------------------------------------------------------- Página 14

Bibliografia ---------------------------------------------------------------------- Página 14

Introdução

Esse trabalho tem como objetivo destacar um dos temas principais infiltrados na Saúde Púbica sendo ele Profissionais de saúde.

Abrange principalmente a contextualização dos profissionais da saúde hoje em dia, conceitos, idéias, doutrinas, levantamento e sugestões para a melhoria de problemas acontecidos nesse meio.

Profissionais da Saúde

• Conceito, idéias e doutrinas de profissionais de saúde

O profissional da área de saúde é uma pessoa que trabalha em uma profissão da área da saúde, tanto fisicamente como psicologicamente. Incluem-se os médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, nutricionistas, profissionais de educação física, serviço social, fonoaudiólogos, dentistas, terapeutas ocupacionais, psicólogos, biomédicos, farmacêuticos, entre outros.

Especialidades médicas

De acordo como Starfield a ênfase na especialização foi uma característica do Séc. XX. A oftalmologia foi à primeira especialidade médica a ser formalmente organizada seguida por muitas que surgiram como entidades separadas. Ainda segundo essa autora, nos Estados Unidos, em 1973 havia comissões formais de certificação em: Oftalmologia (1917); Otorrinolaringologia (1924); Ginecologia/obstetrícia (1927); Dermatologia (1932); Pediatria (1933); Cirurgia ortopédica (1934); Psiquiatria e Neurologia (1934); Radiologia (1934); Urologia (1935); Medicina Interna (1936); Cirurgia (1937); Neurocirurgia(1940); Medicina física (1937); Medicina preventiva e Saúde Pública (1948); Cirurgia torácica (1950).

No Brasil segundo Relatório de pesquisas sobre especialidades médicas existia 48 especialidades com programas de residência médica estabelecidos em 1992. Esse relatório chama atenção de que a atividade especializada aumenta o domínio e a competência num determinado campo de atuação, mas por outro lado leva cada vez mais à fragmentação do conhecimento e do processo de trabalho em que o profissional está inserido.

Médico: O médico é o profissional autorizado pelo Estado para exercer a Medicina; se ocupa da saúde humana e/ou animal, prevenindo, diagnosticando, tratando e curando as doenças, o que requer conhecimento detalhado de disciplinas acadêmicas (como anatomia e fisiologia) por detrás das doenças e do tratamento - a ciência da medicina - e também competência na sua prática aplicada - a arte da medicina.

Tanto o papel do médico e o significado da palavra variam significativamente ao redor do mundo, mas como compreensão geral, a ética médica requer que médicos demonstrem consideração, compaixão e benevolência frente a seus pacientes.

Os médicos podem ser generalistas, isto é, não especializados em nenhuma área específica da medicina, ou especialistas, quando especializados em alguma área.

Enfermeiros: o enfermeiro é um profissional de nível superior da área da saúde, responsável inicialmente pela promoção, prevenção e na recuperação da saúde dos indivíduos, dentro de sua comunidade. O enfermeiro é um profissional preparado para atuar em todas as áreas da saúde: assistencial, administrativa e gerencial. Na área educacional, exercendo a função de professor e mestre- preparando e acompanhando futuros profissionais de nível médio e de nível superior. Dentro da enfermagem, encontramos o auxiliar de enfermagem (nível fundamental) e o técnico de enfermagem, (nível médio) ambos confundidos com o enfermeiro, entretanto com funções distintas, possuindo qualificações específicas.

Nutricionistas: O nutricionista é um profissional de saúde com formação generalista, humanista e crítica. Está capacitado para atuar visando à segurança alimentar e à atenção dietética, em todas as áreas do conhecimento em que a alimentação e nutrição se apresentem fundamentais para a promoção, manutenção e recuperação da saúde e para a prevenção de doenças de indivíduos ou grupos populacionais. Sua atuação contribui para a melhoria da qualidade de vida e deve ser pautada em princípios éticos, com reflexões sobre a realidade econômica, política, social e cultural do país.

Os nutricionistas não devem ser confundidos com os médicos nutrólogos.

O Nutrólogo é formado em Medicina e com pós-graduação ou residência na área de nutrologia. Com especialização em doenças provocadas pela alimentação inadequada, o nutrólogo é capaz de avaliar carências de nutrientes no organismo, além de tratar obesidade e infecções gastrintestinais.

Psicólogos: é o profissional que estuda o comportamento (tudo o que organismo faz) e os processos mentais (experiências subjetivas inferidas através do comportamento). O principal foco da psicologia se encontra no indivíduo, em geral humano, mas o estudo do comportamento animal para fins de pesquisa e correlação, na área da psicologia comparada, também desempenha um papel importante.

Fonoaudiólogo: O fonoaudiólogo é um profissional da saúde e atua em pesquisa, orientação, perícias, prevenção, avaliação, diagnóstica e tratamento fonoaudiológico na área da comunicação oral e escrita, voz, audição e equilíbrio, sistema nervoso e sistema estomatognático incluindo a região cérvicofacial. Este profissional tem ampla autonomia, não sendo subordinado ou mero auxiliar de outras áreas do conhecimento ou especialidades, pode atuar sozinho ou em conjunto com outros profissionais de saúde em clínicas, hospitais, centros especializados em diagnósticos, institutos gerais de perícia, centros de referência em saúde do trabalhador,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.6 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com